PARANÁ

Ônibus elétricos estarão circulando pelas ruas de Cascavel em agosto

Nesta primeira etapa, serão 15 veículos elétricos. Dois já estão na cidade e outros 13 têm previsão de chegada no dia 30 de junho

Foto: Manoel Teixeira

Cascavel, uma das cidades mais sustentáveis do Brasil, está investindo em um novo modelo de transporte público que tem como foco a sustentabilidade. Dos 15 ônibus elétricos que serão incorporados à frota do Município, dois já estão em Cascavel e outros 13 têm previsão de chegada para o dia 30 de junho. De acordo com o prefeito Leonaldo Paranhos, todos os veículos estarão rodando pelas ruas da cidade até agosto.

Para abastecer a frota, está sendo construída uma usina fotovoltaica no aterro municipal. Em um espaço onde existem células aterradas, estão sendo montados os painéis fotovoltaicos que irão gerar a energia para o eletroterminal, construído ao lado do Terminal de Transbordo Oeste, além dos dois carregadores instalados nos terminais Sul e Leste, e também irá gerar energia para abastecimento de outros próprios públicos do Município.

Segundo o prefeito, a usina fotovoltaica, que tem vida útil de 25 anos, irá gerar energia suficiente para abastecer não apenas os ônibus, mas 55% da estrutura pública do Município, como escolas, unidades de saúde, CMEIs, entre outros.

“Essa usina vai pagar o investimento feito nela em quatro anos e tem vida útil de 25 anos”, explica o prefeito.

Como os ônibus estão sendo adquiridos pelo Município e serão abastecidos pela energia gerada em usina solar própria, os valores não constarão na planilha de custos que serve de base para definir o valor da tarifa. Trata-se de um ativo do Município de Cascavel, que será somente operado pelas concessionárias.

Assim que chegarem em Cascavel, os veículos passarão pelo processo de documentação e emplacamento, para estarem disponíveis para utilização da população, transitando nas faixas exclusivas do transporte público coletivo.

Assessoria Prefeitura de Cascavel 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *