[adrotate banner="3"]
DESTAQUESBRASIL

Oposição tenta manobra para suspender julgamento de Bolsonaro no STF

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova

Parlamentares querem usar depoimento de ex-assessor de Moraes para pressionar Barroso a interromper análise

Parlamentares da oposição se mobilizaram nesta terça-feira (2) em uma nova tentativa de evitar a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF). O plano é convencer o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, a suspender o julgamento em andamento no âmbito do inquérito do golpe.

A estratégia dos opositores é formular um ofício a Barroso utilizando o depoimento de Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, como argumento. Ele prestou declarações à Comissão de Segurança do Senado e apresentou documentos que, segundo os parlamentares, colocariam em dúvida a lisura do processo.

“Esse material tem de ser encaminhado hoje ao ministro Barroso. Ele, de ofício, tem de interromper aquele julgamento. As provas estão contaminadas. Qualquer estudante de direito sabe que tem de parar ainda hoje”, afirmou a senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

Além de tentar sensibilizar Barroso, a oposição também pretende enviar os documentos ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pressionando para que ele adote medidas contra Moraes. Alcolumbre, no entanto, já declarou que não pautará pedido de impeachment contra o ministro do STF, mesmo que haja apoio majoritário no Senado.

O julgamento de Bolsonaro e de outros sete réus segue no STF até 12 de setembro. Eles são acusados de crimes como organização criminosa armada, golpe de Estado e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Deixe um comentário