MEMÓRIA BRASIL

Parque Natural Municipal Estoril em São Bernardo do Campo – 1953


Em 1953 a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo (SP), através do prefeito Lauro Gomes, fez um acordo entre a empresa Light Company que possuía um terreno de 60 mil m² situado na região do Estoril para a construção do Parque Estoril.

Em 1954, tiveram início a limpeza dos bosques, construção do acesso ao terreno, os primeiros quiosques, os sanitários e um poço para seu abastecimento. Assim que foram finalizadas as obras, o parque foi inaugurado.

Em Novembro de 2013 o parque foi transformado em Unidade de Conservação, garantindo assim a preservação da fauna e da flora local, bem como a preservação dos recursos naturais existentes. Houve a alteração do nome para Parque Natural Municipal Estoril Virgílio Simionato.

O Zoológico de São Bernardo do Campo foi inaugurado em 5 de outubro de 1985 e ocupa uma área de dez mil m² no interior do Parque Natural Municipal Estoril.

Durante esses quase 30 anos, o zoo optou em manter para exposição animais silvestres brasileiros, representantes do bioma Mata Atlântica, trazendo para o público a aproximação com a fauna silvestre da região. O zoológico também oferece atividades de educação ambiental e treinamento para a polícia e para as guardas municipais ambientais.

Os visitantes ainda contam com atrações como academia de ginástica ao ar livre, pedalinhos, teleférico, a Capela de São Bartolomeu, restaurante, lanchonetes, além de uma programação especial de atividade de Educação Ambiental.

Fonte: Biblioteca IBGE

CANTAGALO TV

Assista a estreia do programa Show do Milhinho, uma animação divertida que brinca carinhosamente com o Show do Milhão. Clique e assista ao programa que conquistou a internet.

CANTAGALO TV - Show do Milhinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *