PF encontra minuta de pedido de asilo de Bolsonaro a Javier Milei

Documento foi localizado no celular do ex-presidente durante operação autorizada pelo STF
A Polícia Federal (PF) incluiu em seu relatório de indiciamento contra Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo Bolsonaro uma minuta de pedido de asilo político ao presidente da Argentina, Javier Milei.
De acordo com os investigadores, o documento foi encontrado no celular do ex-presidente, apreendido por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na carta endereçada a Milei, Bolsonaro alega ser alvo de perseguição no Brasil por “motivos e por delitos essencialmente políticos” e cita as recentes medidas cautelares impostas pelo STF.
“De início, devo dizer que sou, em meu país de origem, perseguido por motivos e por delitos essencialmente políticos. No âmbito de tal perseguição, recentemente, fui alvo de diversas medidas cautelares. Para decretação de tais medidas foram mencionados os delitos dos Arts. 359-I e 359-M do Código Penal brasileiro”, escreveu o ex-presidente no rascunho.


Contexto da investigação
A inclusão do documento ocorre no mesmo relatório em que a PF indiciou Bolsonaro e Eduardo pelos crimes de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. As mensagens e documentos coletados apontam que o ex-presidente buscava alternativas para evitar as sanções judiciais determinadas pelo STF.
O relatório será enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR), responsável por decidir se apresenta denúncia formal ao Supremo ou se arquiva o caso.