Polícia Civil de Goiás deflagra Operação NIV Fantasma contra quadrilha especializada em caminhonetes roubadas
Ação da DERFRVA cumpriu mandados em Goiás e São Paulo e mira grupo suspeito de receptação, adulteração e desmanche de veículos

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), deflagrou nesta terça-feira (27) a Operação NIV Fantasma, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada na receptação, adulteração e desmanche de caminhonetes oriundas de crimes patrimoniais cometidos no estado de São Paulo.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso era composto por quatro suspeitos que negociavam os veículos roubados e providenciavam o transporte até Goiás utilizando placas falsas. Já em Goiânia, as caminhonetes eram desmanchadas, tinham seus sinais identificadores adulterados e as peças passavam a ser comercializadas de forma ilegal.
O nome da operação faz referência à adulteração do Número de Identificação Veicular (NIV), prática utilizada para dificultar a identificação da origem ilícita dos automóveis. No âmbito da ação policial, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais localizados na Grande Goiânia e no interior de São Paulo.
Todos os mandados foram expedidos pela Vara de Garantias. As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos e aprofundar a apuração sobre a destinação das peças comercializadas ilegalmente.