SEGURANÇA

Polícia Federal apresenta projeto da nova delegacia em Cascavel e lança edital de licitação

Terreno doado pelo Município de Cascavel abrigará um moderno prédio em um ponto estratégico para as operações e ações da Polícia Federal

Fotos: Silvia Soluszynski/Secom

Cascavel (PR) – A construção da sede própria da Polícia Federal (PF) em Cascavel avançou nesta quarta-feira (13) com a apresentação do projeto arquitetônico e o lançamento do edital de licitação da obra. A delegacia será construída nas proximidades do Terminal Rodoviário, em um terreno doado pelo Município de Cascavel, considerado ponto estratégico para as operações e ações policiais.

O prefeito Leonaldo Paranhos classificou o momento como “especial” pelo fato de a delegacia ser um sonho de muitos anos e destacou que a PF tem a necessidade de um prédio que atenda às suas necessidades.

“Conseguimos destinar um terreno, tivemos alguns contratempos, fizemos uma renovação dessa mesma área e é bom dizer que uma área nobre, uma área à altura do que representa a Polícia Federal brasileira. Temos aqui em Cascavel uma sede regional, será muito importante e, se Deus quiser, nos próximos dias nós teremos aí já a licitação e o início das obras”, observou o prefeito.

Disponível apenas em Cascavel

O delegado-chefe da Polícia Federal em Cascavel, Jackson Roberto Barros Cerqueira Filho, afirmou que a construção deve ter início em novembro.

“Nossa expectativa é de que a construção dure em torno de dois anos, mas ainda haverá necessidade de adquirir o mobiliário necessário para alocar na delegacia. A nossa expectativa é de que em até três anos, espero menos tempo, a obra já esteja pronta e disponível para a Polícia Federal funcionar em pleno vapor”, observou.

Cerqueira Filho disse que a parceria com o Município foi fundamental para o andamento do projeto.

“A parceria é excelente, o município foi o ente que doou o terreno e edificaremos em cima desse terreno. A verba [para a construção] é integralmente da União, mas a parceria é muito boa e, se não fosse o Município, certamente não construiríamos, pelo menos tão em breve”, disse.

A Delegacia Regional de Foz do Iguaçu é a gestora de Cascavel e, segundo o delegado Marco Smith, será responsável pela licitação, obras e pagamentos. Segundo ele, o edital de licitação assinado hoje está previsto para ser publicado na próxima semana no Diário Oficial da União. A partir de então, as empresas interessadas em participar do certame terão até o dia 24 de outubro para apresentar a documentação técnica e as propostas.

“A nossa Comissão de Licitação avaliará qual é a melhor proposta, a partir daí assinaremos o contrato e, se Deus quiser, até o final do ano nós conseguiremos iniciar a construção do prédio”, diz.

O presidente da Acic, Siro Canabarro, esteve presente na solenidade e destacou que a necessidade de uma nova delegacia mostra a pujança da cidade. “Cascavel é uma cidade pujante e a nova sede mostra o potencial que tem a nossa cidade e a nossa região”, diz.

O presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Espínola, lembra que em 2017 a Câmara aprovou a doação do terreno pelo Município.

“As coisas só acontecem se nós estivermos juntos. Poder Executivo, Legislativo, as entidades de classe, a comunidade em geral. Nós passamos, mas as instituições que solidificam a democracia, elas permanecem”, afirmou.

Secom/Cascavel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *