PARANÁ

População é convidada a participar de ação solidária em Cascavel

Semeando Solidariedade acontecerá no sábado (18), das 09h às 15h, na Praça do Maçom, localizada na Avenida Piquiri, esquina com as ruas Tiradentes e Mato Grosso

Cascavel (PR) – O próximo sábado (18) será marcado pela solidariedade em Cascavel com a realização da 4ª edição do Semeando Solidariedade, uma ação desenvolvida anualmente pelas Lojas Maçônicas da cidade. Neste ano, além da tradicional arrecadação de donativos, haverá atividades focadas na população, das 09h às 15h, na Praça do Maçom, localizada na Avenida Piquiri, esquina com as ruas Tiradentes e Mato Grosso.

Apesar de a ação ocorrer sempre no penúltimo sábado de novembro, a mobilização solidária inicia muito antes com a definição das entidades beneficiadas, bem como a quantidade de donativos direcionada para cada instituição. Este ano são previstas mais de 10 toneladas de itens, especialmente cestas básicas, com destinação a instituições que desenvolvem trabalhos sociais relevantes. A Secretaria de Assistência Social do Município, inclusive, foi consultada sobre os beneficiados para que a ação realmente possa gerar resultados efetivos.

“O Semeando Solidariedade é um evento muito bonito, pois envolve toda a Família Maçônica e a Sociedade. Além das arrecadações que são realizadas pela própria Maçonaria, teremos oportunidade de receber doações da população. Basta ir até o local do evento e levar a contribuição. Estamos recebendo alimentos (arroz, feijão, açúcar, macarrão e/ou óleo) e o compromisso é com a destinação adequada, prezando para que as doações cheguem a quem mais precisa”, explica Antonio Moreni, um dos coordenadores locais da ação, que ocorre em todas as regiões do Paraná.

A Praça do Maçom servirá de ponto de arrecadação, mas também será transformada num espaço de cidadania. Cinco barracas serão montadas, sendo uma delas da Ação Social para o recebimento dos donativos e destinação para as entidades beneficiadas. Outro espaço será mantido pelo CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança Pública) com a presença das forças de segurança. O Observatório Social de Cascavel também estará presente conscientizando sobre cidadania fiscal e divulgando os trabalhos da entidade que completa 15 anos neste mês.

O Hospital Uopeccan participará com orientações sobre prevenção aos cânceres de mama e próstata. Haverá ainda um espaço ocupado pelas entidades paramaçônicas juvenis e pelos escoteiros. “As pessoas que estiverem na Praça terão a oportunidade de interagir com assuntos muito relevantes. Então, será um evento solidário completo, em que vamos receber e doar materialmente, mas também propagar a cidadania e fortalecer os laços que unem a Maçonaria e a sociedade”, destaca Moreni.

Sobre a Maçonaria

A Maçonaria é uma Instituição secular, cuja essência principal é filosófica, filantrópica e educativa. O seu objetivo é reunir pessoas comprometidas com o bem comum e com a construção de uma Sociedade melhor. No Brasil, a Ordem Maçônica surgiu organizada em 1822 com a fundação do Grande Oriente do Brasil. No Paraná, a primeira Loja Maçônica foi fundada em 1837.

A Maçonaria tem o objetivo de auxiliar o desenvolvimento da humanidade enquanto Sociedade organizada, formando construtores sociais ou formadores de opinião. A expressão pedreiro-livre, comumente usada na Instituição, é reveladora da grande construção que os maçons estão empenhados: o edifício social.

Vale destacar que são princípios da Instituição: a liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças, nações; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade; a fraternidade de todos os homens, já que somos todos filhos do mesmo Criador e, portanto, humanos e como consequência, a fraternidade entre todas as nações.

No Paraná, são instituições maçônicas: Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná e Grande Oriente do Paraná.

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *