“PRA FRENTE”: Prefeitura inicia tão sonhada obra de pavimentação asfáltica na Estrada Rural San Martin
Serão 4,6 quilômetros de TST no distrito de Sede Alvorada para facilitar o escoamento da produção e melhorar a qualidade de vida dos moradores da região

“É um sonho que se realiza: de 30 anos para uns, de 40 anos para outros, de 10 anos, para mim. Estamos há décadas esperando por este dia. O dia em que nossa estrada vai ser asfaltada. E, agora, começamos a ver nosso sonho realizado”. As palavras foram ditas pelo agricultor e presidente da Comunidade Rural San Martin, no Distrito de Sede Alvorada, Valdecir Rossi.
Ele junto com outros moradores da comunidade, o prefeito Renato Silva, o secretário de Agricultura, Renato Segala, o presidente da câmara de vereadores, Tiago Almeida, e outras autoridades, participaram de um encontro na sede da comunidade para acompanhar de perto o início das obras de pavimentação de 4,6 km da estrada rural San Martin.
“Este compromisso nós já tínhamos feito com a comunidade do interior. E, nada mais justo que a gente ajudar a facilitar a vida de quem produz, trabalha, gera desenvolvimento e riquezas. Ficamos felizes em poder proporcionar esta benfeitoria para esta comunidade”, disse o prefeito Renato Silva.
O obra em TST (Tratamento Superficial Triplo) consiste na adequação da estrada, preparação da base e sub-base, rachão, pedra graduada, imprimação. Após este processo, com a base pronta para aplicação do TST é feita a aplicação de uma camada de pedra brita e a emulsão asfáltica, segunda camada de pedrisco e a emulsão asfáltica e, por último, a terceira camada com pó de pedra e a emulsão, uma técnica aprovada por Itaipu, parceira do Município neste projeto.
“A obra foi iniciada no mês de fevereiro e vai contemplar uma extensão de 4,6 quilômetros. Os investimentos dessa obra totalizam R$ 2,9 milhões, sendo que 70%, aproximadamente, recursos próprios do Município e o restante é um convênio com a Itaipu Binacional”, explicou o secretário de Agricultura, Renato Segala.
A dona de casa, Marilene Rossi e o pai Erquelino Rossi, moradores da comunidade há mais de 40 anos, acompanharam de perto o trabalho das máquinas, na manhã de hoje. “Parece um sonho o que estamos prestes a ver realizado aqui. Nós sempre sofremos com a poeira e com o barro. Agora o asfalto vai passar na frente da nossa propriedade. E, isso é muito bom”, comemorou a dona de casa.
“Graças a Deus, vou ter asfalto até chegar na cidade”, falou seu Erquelino, que mora na comunidade desde 1961.
A estrada San Martin, faz a ligação com a BR 163 e tem dezenas de famílias produtoras habitando no seu entorno além de empresas que geram muitos empregos, como a Syngenta.
Outras obras
Além desta pavimentação que está sendo feita na Estrada San Martin, a Seagri (Secretaria de Agricultura) também tem em andamento pavimentação na Comunidade Nossa Senhora da Salete, onde estão sendo feitos 6,4 km de asfalto em TST, na Linha Scanagatta, duas obras de pavimentação conveniadas e recursos garantidos para pavimentar estradas nos Distritos de Juvinópolis e Comunidade do Gramadinho.
Além de processo licitatório com mais sete trechos de estradas rurais que serão readequadas, com licitação prevista para este mês de março e mais convênios que estão sendo viabilizados na Secretaria de Agricultura para atender o interior do Município. “Todos estes investimentos objetivam facilitar o transporte escolar rural, o escoamento da produção agropecuária, oferecer mais conforto para os moradores. Somos um dos principais produtores de milho e soja do País e somos referência no agronegócio paranaense e do Brasil. Por isso, os investimentos no campo não vão parar”, finalizou o secretário Renato Segalla.
Informações Prefeitura de Cascavel