PARANÁ

Prefeitura de Curitiba promove Pedala Noturno de conscientização de combate ao feminicídio

Curitiba promove Pedala Noturno especial em combate ao feminicídio. . Foto: Hully Paiva/SMCS

Curitiba (PR) – Uma parceria entre a secretaria municipal do Esporte, Lazer e Juventude e a Assessoria de Políticas para Mulheres, vai promover nesta semana o Pedala Noturno especial em enfrentamento e combate ao feminicídio.

Desta segunda a sexta-feira (17 a 21 de julho), o cronograma será especial e vai contar com palestras sobre o combate ao feminicídio nas concentrações antes dos Pedalas. Já durante o trajeto, de cerca de 15 quilômetros, o Ônibus Lilás da Prefeitura de Curitiba vai acompanhar o Pedala. Não é preciso se inscrever, é só chegar com a bike e os equipamentos de segurança e participar.

Para o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude Carlos Pijak Junior essa será uma grande oportunidade para que as mulheres possam conhecer os programas oferecidos pela assessoria de Políticas para Mulher da Prefeitura e ao mesmo tempo praticar atividade física que é fundamental para a saúde das mulheres.

“A informação e a prevenção sempre são muito importantes no combate à violência. Por este motivo, a secretaria municipal do Esporte, Lazer e Juventude está sempre pronta para auxiliar e divulgar o trabalho que é feito pela Prefeitura de Curitiba no combate à violência contra a mulher”, disse Pijak.

Confira aqui o cronograma do Pedala Noturno desta semana:
Segunda-feira (17/7) – saída da Rua da Cidadania do Boqueirão

Terça-feira (18/7) – saída Rua da Cidadania Bairro Novo

Quarta-feira (19/7) – saída da Rua da Cidadania do Cajuru

Quinta-feira (20/7) – saída no Parque Bacacheri

Sexta-feira (21/7) – saída na Praça Santos Andrade

Ônibus Lilás
O Ônibus Lilás vai levar informações sobre os tipos de violência contra a mulher para os cinco pedalas desta semana. A iniciativa pretende alertar a população com relação à violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

As mulheres terão acesso a atendimento psicológico dentro do ônibus, acolhimento de denúncias e orientações sobre os direitos contidos na Lei Maria da Penha, entre outros serviços. O atendimento é gratuito, basta ir ao local.

Segundo a assessora de Políticas para Mulher da Prefeitura, Elenice Malzoni, a informação é imprescindível para prevenção e também para que as mulheres possam sair do ciclo de violência.

“Queremos alertá-las sobre os tipos de violência que possam estar sofrendo sem perceber. É comum acharem que só a violência física é crime, mas todos os tipos de violência podem ser denunciadas”, explica Elenice.

As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

SMCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *