Prefeitura de Guarapuava e NRE realizam formação sobre programação e robótica para professores da rede pública de ensino
A formação em método maker, desenvolvendo projetos de maneira prática, foi realizada para um total de 120 professores de programação e robótica
Guarapuava (PR) – Na última sexta-feira (28), a prefeitura de Guarapuava em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE), promoveu uma formação sobre robótica para professores de programação e robótica da rede municipal.
No total, 120 professores, sendo 55 da rede municipal e 65 da rede estadual, participaram do workshop, que foi ministrado pelo professor Thiago De Zorzi e sua filha, Gabriela De Zorzi, do Rio Grande do Sul. Ambos são premiados em vários concursos de programação e robótica a nível nacional.
“Cada vez mais a tecnologia está sendo inserida em nossas vidas. Aliar essa ferramenta a educação traz benefícios enormes para as crianças e também para os professores, pois facilita o aprendizado, possibilitando que todos tenham acesso de forma justa e dinâmica as atividades propostas. Então, estamos capacitando nossos educadores para que eles consigam, da melhor forma, realizar esse trabalho”, destacou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.
“Cabe a nós, como Secretaria de Inovação, garantir acesso à qualificação dos professores em primeira mão, para que eles estejam atualizados com essas novas tecnologias e consigam levar isso como ferramenta de ensino para os nossos alunos”, comentou a diretora de inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Ana Cláudia Klosouski.
A assessora em Tecnologia Educacional do NRE, Márcia Volani, ressaltou a importância de proporcionar formações para os professores da área, visto que a tecnologia está crescendo cada vez mais em todas as áreas.
“A formação foi de fundamental importância para despertar o método criativo de aprendizagem, além da integração dos professores do município e estado trabalhando juntos na imersão dos estudantes na cultura digital”, salientou Márcia.
A responsável pelas formações do Departamento de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME), Christielli Maschio Krynski Vargas, comentou sobre como as aulas de robótica estimulam a coordenação motora, o pensamento crítico, a manipular as peças de forma estratégica e o raciocínio lógico, despertando no aluno a resolução e a soluções de problemas individuais ou em grupo.
“Isso promove ainda maior interatividade e o trabalho em equipe. As aulas permitem o uso do teórico e do prático, onde um depende do outro, tornando os alunos mais preparados para participar de feiras científicas promovidas pela própria escola e pela Secretaria de Educação. As aulas de robótica tem um papel fundamental na construção e na preparação de alunos integrados e engajados diante a todas as inovações tecnológicas”, enfatizou Christielli.
Tecnologia nas escolas
Em Guarapuava a tecnologia já foi implementada nas escolas municipais. O projeto Guará-Code, criado pelas professoras Christielli Maschio Krynski Vargas e Jessica Kiczevi, tem transformado a vida de estudantes da rede municipal de ensino de Guarapuava. O projeto visa ensinar a lógica da programação em blocos, ou seja, de forma mais dinâmica para alunos desde a educação infantil até o quinto ano do ensino fundamental, utilizando atividades plugadas (on-line) e desplugadas (off-line).
No ano de 2022 foi lançada a Matific – Plataforma Digital de Matemática. Pela plataforma, os alunos trabalham através de um conteúdo interativo e envolvente, para ajudar na resolução de problemas matemáticos. As atividades são realizadas em tablets ou computadores facharbeit schreiben lassen disponíveis em todas as escolas da rede municipal. Mais de 10 mil alunos da rede municipal de ensino participaram das olimpíadas de matemática por meio da plataforma digital e cinco escolas municipais de Guarapuava ficaram entre as 100 melhores em todo o País.
Ainda em 2022, a Secretaria de Educação lançou o aplicativo “EducaMaisGuarapuava”. O aplicativo faz parte das diversas ações da SME voltadas à tecnologia educacional, que objetiva acelerar a aprendizagem e, também ghostwriter preise, buscava recuperar o ensino afetado pela pandemia de Covid-19. Por meio do aplicativo, os pais têm acesso às diversas atividades do dia a dia escolar da criança estudante matriculada na rede municipal de ensino.
Além disso, por meio do EducaMais, as crianças têm acesso ao ensino da Língua Inglesa. As aulas começaram remotamente, mas já estão ocorrendo de forma presencial nas escolas por meio do projeto Guará Kids.
A última conquista para a rede municipal de ensino foram os óculos de realidade virtual (VR). Os equipamentos tecnológicos foram entregues no início de julho a 44 escolas e 27 CMEIs do município hausarbeiten schreiben lassen. O projeto de inserção do mundo virtual ao ensino regular integra o Programa Crer&Ser, por meio do eixo Inova Kids da Secretaria Municipal de Educação.
Segundo a diretora interina do Departamento de Tecnologia Educacional, Rutineia da Rosa Blaka, o mundo está vivenciando um novo pensamento na era digital da educação, e para muitos isso é um grande desafio, incluindo Guarapuava aufsatz schreiben lassen, e a adaptação dos professores têm sido gradativa, conforme eles participam das formações continuadas no Departamento de Tecnologia Educacional, que acontecem quinzenalmente.
“Nossos professores e alunos sentem que precisam inovar, modernizar, atualizar, e logo aprender mais sobre o mundo tecnológico em que vivem. Com isso, integrar-se ativamente nesse atual contexto é inevitável. Atualmente os conceitos de computação estão cada vez mais presentes em tudo que vivenciamos. A educação precisa estar em sincronia com esse contexto, participando integralmente dessa sociedade cada vez mais inovadora facharbeit schreiben lassen. Assim, entendemos a tecnologia como produto da ciência, da pesquisa e do protagonismo que envolve uma série de instrumentos, métodos e tecnologias voltados para a solução de problemas. Desse modo, implementamos o pensamento computacional e a programação em blocos como meio de aprendizagem desse processo inovador”, ressaltou a diretora.
Assessoria