PRF e PCPR prendem 6 em operação contra rede de tráfico de drogas na RMC
Operação teve início com apreensão de 1,3 tonelada de maconha na BR-116; drogas K também foram apreendidas durante a ação
Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizaram, na manhã desta quinta-feira (27), uma operação para combater uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas em Curitiba e Região Metropolitana (RMC). A ação ocorreu simultaneamente em Curitiba, São José dos Pinhais e Araucária.
Seis homens foram presos e uma quantidade de drogas K foram apreendidas, substâncias sintéticas em que seu uso resulta em alterações graves da consciência, incluindo psicose, crises de ansiedade, convulsões e comportamento violento. Além disso, são associadas a riscos cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral, podendo levar a complicações fatais.
As investigações, iniciadas em fevereiro deste ano, começaram após uma apreensão feita pela PRF, quando foi apreendido 1,3 tonelada de maconha na BR-116, resultando na prisão em flagrante de um homem por tráfico de drogas.
Esse grupo criminoso se utilizava de galpões na RMC para armazenar drogas provenientes do Mato Grosso do Sul. Posteriormente, as drogas eram distribuídas no Paraná, especialmente em Curitiba e Região Metropolitana. Há suspeitas de que as drogas também eram distribuídas para os estados de São Paulo e Santa Catarina.
A operação é resultado de um trabalho conjunto entre as duas forças policiais, que visa desmantelar a estrutura logística da organização criminosa e interromper o fluxo de drogas na região.
Além da operação de hoje, desdobramentos com o objetivo de levantar informações para identificar outros membros da organização criminosa e mapear a rede de distribuição de drogas estão em andamento. A continuidade das investigações poderá levar a novas prisões e apreensões, fortalecendo o combate ao tráfico de drogas na região e em rodovias federais.
Assessoria