Professores da rede municipal de Guarapuava entram em greve
Guarapuava (PR) – O Sindicato dos Servidores, Funcionários Públicos e Professores Municipais de Guarapuava (Sisppmug) informou, em carta aberta à população, que a partir desta sexta-feira (25), entram em greve. A paralisação não reconhecimento do piso nacional da categoria por parte da administração municipal.
“As negociações se arrastam sem uma proposta efetiva por parte do Chefe do Poder Executivo para pagar o que é de direito a categoria. Além de que sofremos com a constantemente com a falta de Professores(as) nos diversos CMEIs e Escolas Municipais, o que demonstra que o Prefeito não tem o devido compromisso com os servidores públicos. Diante de tais condições, nós servidores(as) públicos(as) do Magistério Municipal decidimos paralisar nossos serviços a partir do dia 25 de agosto.”, informou o sindicato.
Liminar judicial
No início da noite desta quinta-feira (24), a Prefeitura informou que o Tribunal de Justiça do Paraná determinou a manutenção do serviço essencial da educação municipal de Guarapuava, mediante o comparecimento diário, de no mínimo, 70% dos servidores em Cmeis e 60% dos servidores nas Escolas Municipais, sob pena de multa diária de R$ 5 mil,00 na hipótese de descumprimento.
A decisão atende a ação judicial da Procuradoria do Município de Guarapuava para garantir o funcionamento das Escolas e Cmeis diante da anunciada paralisação de parte dos professores municipais.