Professores da Rede Municipal de Guarapuava participam da formação “Alfabetização em Foco”
O curso contou com a presença de aproximadamente 250 professores.
Entre os dias 7 e 10 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu o curso de capacitação “Alfabetização em Foco” para cerca de 250 professores e assistentes de alfabetização das turmas de primeiros e segundos anos das escolas municipais.
O Centro Universitário UniGuairacá recebeu os professores que foram divididos em cinco polos nos quatro dias de formação. As palestras foram ministradas pelas professoras Marlete Lima Crissi e Marcia Raquel Rocha, assessoras pedagógicas da Secretaria de Educação.
“Sabemos que a fase de alfabetização é de extrema importância para os alunos, porque é durante esse período que eles buscam interagir e assimilar tudo o que envolve a aquisição das habilidades leitoras e de escrita. Capacitar os professores é uma das ações indispensáveis da Secretaria de Educação”, sublinhou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.
O objetivo da iniciativa é capacitar os professores para desenvolverem melhores práticas de ensino, contribuindo para a melhora dos índices de alfabetização no município.
“O projeto Alfabetização em Foco busca oferecer suporte pedagógico aos professores de alfabetização dos primeiros e segundos anos, melhorando o desenvolvimento dos alunos no que se refere às habilidades de leitura e escrita, uma vez que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o Compromisso Nacional pela Criança Alfabetizada, requerem a alfabetização até o fim do 2º ano. Esse projeto conta com formações periódicas, assessoramento direto às turmas e professores e monitoramento do desenvolvimento dos estudantes, por meio de sondagens “, frisou Marlete Lima Crissi.
“Esse encontro teve como tema a leitura e a busca pela fluência leitora com sugestões de práticas de leitura e a criação, pelos professores, de mais estratégias que serão compartilhadas com toda a Rede Municipal por meio de um Ebook que foi disponibilizado após o término da formação”, informou Márcia Raquel Rocha.
Para a professora Luciana Scariot Amaral, regente de uma das turmas de 1° ano na Escola Municipal Hipólyta Nunes de Oliveira, o momento teve suma importância no fortalecimento das capacidades educacionais do grupo, assim como possibilitou a integração entre os participantes.
“Acho muito importante esses encontros, porque neles há troca de experiência, as quais são de extrema valia para nós. Além de ser um ótimo momento de descontração para todas. Sem contar as palestrantes que estão tornando os encontros bem receptivos”, contou.
Além dos professores, os assistentes de alfabetização do Programa “Tempo de Aprender” também estiveram presentes na formação, uma vez que auxiliam os estudantes com maiores dificuldades nas turmas de 1º e 2º anos.
“A formação nos trouxe muito aprendizado. Pudemos ampliar nossos conhecimentos e buscaremos capacitar nossos alunos da melhor forma possível”, finalizou o assistente de alfabetização da Escola Municipal do Campo Francisco Peixoto de Lacerda Werneck, Patrick Marcelo Santos.
(Assessoria)