Programa de Desenvolvimento da Cantuquiriguaçu promove encontro para fortalecer a região
Laranjeiras do Sul (PR) – Empresários, cooperativas, associações, entidades e representantes dos municípios da região da Cantuquiriguaçu estão se reunindo para fortalecer a governança e ampliar a responsabilidade compartilhada pelo desenvolvimento regional. A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento da Cantuquiriguaçu (Prodeca), que busca construir um planejamento coletivo para fomentar o crescimento econômico e social dos municípios envolvidos.
Nesta semana, um dos encontros ocorreu na sede da Coprossel, em Laranjeiras do Sul, reunindo líderes importantes da região. Durante a reunião, foram discutidas estratégias para fortalecer a união entre os setores público e privado, promovendo um plano de ação eficiente para a região.
Segundo Augusto, representante do Sebrae, o Prodeca é um programa “do território para o território” e tem como base a colaboração entre diversas instituições. Ele reforçou a importância da participação ativa das prefeituras, entidades e empresários no processo de desenvolvimento. O prefeito Clei também destacou o papel da Associação dos Municípios na união de esforços para fortalecer a economia local e melhorar a qualidade de vida na região.
O presidente da Coprossel, Paulinho Pinto, enfatizou a necessidade de um planejamento estratégico para a região. “Quando vemos a união entre o setor público e o privado, envolvendo toda a comunidade, temos a certeza de que colheremos muitos frutos desse planejamento”, afirmou. Ele também ressaltou a importância de visitar outras regiões que já implantaram projetos bem-sucedidos, trazendo para a Cantuquiriguaçu soluções eficientes para o crescimento regional.
O objetivo é criar um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável, garantindo oportunidades de crescimento para todos os municípios participantes. “Vida longa ao projeto!”, concluiu Paulinho Pinto, reforçando o comprometimento de todos os envolvidos na construção de um futuro próspero para a região.
Secom/Prefeitura de Laranjeiras do Sul