Programa prevê 15 brigadistas indígenas na Aldeia Rio das Cobras
Servidores do Ibama e da Funai estiveram nas aldeias da Terra Indígena Rio das Cobras, em Nova Laranjerias, na última semana, para divulgar o Programa de Brigadas Federais do Ibama e o processo de seleção de brigadistas. Essa será a primeira brigada de prevenção e combate aos incêndios florestais da região Sul do Brasil.
O Programa irá contratar 15 brigadistas indígenas, moradores de Rio das Cobras. O contrato é temporário, com duração de seis meses, iniciando em julho. O principal objetivo da brigada é proteger o território Indígena, atuando na prevenção e no combate, caso aconteça algum incidente com fogo.
Na prevenção, os brigadistas poderão realizar atividades de educação ambiental, recuperação de áreas degradadas, nascentes e apoio às comunidades nas ações de caráter socioambiental.
As inscrições serão realizadas no início de maio, nas aldeias da TI Rio das Cobras, pelo Ibama. A iniciativa é uma forma de promover a inclusão social e a valorização dos povos indígenas, além de garantir a proteção do meio ambiente. A brigada irá trabalhar em estreita colaboração com outras instituições e órgãos governamentais, em um esforço conjunto para a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas da região.