Prova feminina de automobilismo – Década de 1970
Do acervo do Museu da Imagem e do Som, o registro é de uma cerimônia de premiação de uma prova feminina de automobilismo ocorrida no Autódromo Internacional de Cascavel, em algum momento dos anos 1970.
No registro, é possível identificar Marilis Faria Pirotelli, Meire Pompeu e Tusnelda Cortese.
A paixão pelo automobilismo em Cascavel vem desde a década de 1960. Em 1964, por exemplo, ocorreu pela primeira vez a prova automobilística da cidade, em um circuito amador dentro do perímetro urbano. Com 7 mil metros de curvas pelas ruas de Cascavel, a prova foi vencida por Olidir Santos. Muito mais do que o resultado, aquela corrida de rua serviu como um marco local.
A partir daí, um grupo de entusiastas da modalidade passou a se reunir, anonimamente, para discutir a construção de um autódromo. Foi com o capital levantado pelo próprio grupo de empresários que eles construíram o terreno para a construção do Autódromo Internacional de Cascavel Zilmar Beux, inaugurado em 22 de abril de 1973. Zilmar Beux, inclusive, era um dos membros dessa sociedade de entusiastas, tendo sido um dos maiores investidores do projeto.
Fontes: Stock Car e Autódromo Zilmar Beux / Foto – Acervo do MIS / Acervo Cascavel Histórica