Saúde: Cobertura da atenção básica em Cascavel chega a 97,17%
Com investimentos em equipes e novas unidades de saúde, Cascavel praticamente dobrou a cobertura nos últimos seis anos. O Ranking de Competitividade dos Municípios aponta que Cascavel subiu 68 posições no pilar Qualidade da Saúde e 21 no quesito Acesso à Saúde
Cascavel (PR) – A cobertura da atenção primária atingiu um novo marco histórico na saúde em Cascavel, que é referência para o Brasil. Os investimentos em equipes e novas unidades de saúde fizeram a cidade saltar para 97,17% de cobertura, o maior crescimento do Brasil. Em 2017, por exemplo, apenas 50,20% da cidade eram cobertos por equipes do Programa Saúde da Família. Os dados são do Ministério da Saúde.
O reflexo positivo dos investimentos em saúde está bem visível em outro ranking divulgado ontem, dia 23. O Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Política), aponta que Cascavel cresceu 68 posições no pilar “Qualidade da Saúde” e ganhou 21 posições no quesito “Acesso à Saúde” em relação aos números do último estudo, divulgado em 2021. Esse é o maior crescimento entre as cinco principais cidades do Paraná. A maioria das cidades teve queda tanto na qualidade quanto no acesso à saúde.
“Desde o primeiro dia de gestão, procuramos melhorar e modernizar a saúde pública oferecida em Cascavel. Foram inauguradas 19 novas unidades e outras 21 foram totalmente revitalizadas. Investimos em equipes e hoje estamos colhendo esses frutos. Vamos alcançar 100% de cobertura muito em breve. Não posso deixar de destacar o comprometimento dos nossos servidores, que não medem esforços para termos uma saúde cada vez melhor”, destaca o prefeito Leonaldo Paranhos.
Avanços
✅ De 342 mil para 541 mil procedimentos médicos/ano
✅ De 834 mil para 2.9 MILHÕES de procedimentos de enfermagem/ano
✅ De 4.7 mil para 35 mil consultas pré-natal/ano
✅ De 27 para 62 Equipes Saúde da Família
✅ 19 Unidades de Saúde NOVAS construídas
✅ 21 Unidades de Saúde REVITALIZADAS