ECONOMIAPARANÁ

Secretaria de Desenvolvimento Econômico inaugura escritório de compras públicas “Compra Guarapuava”

O escritório terá o objetivo de oferecer capacitação e orientação para que empresas locais estejam aptas a participar de pregões e licitações. O novo espaço fica ao lado da Agência do Empreendedor, no Paço Municipal

Guarapuava (PR) – Na manhã desta segunda-feira (21), a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMD), inaugurou o escritório de compras públicas “Compra Guarapuava”.

“O ‘Compra Guarapuava’, era algo que vinha sendo idealizado já há algum tempo. A ACIG (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) já havia identificado a necessidade de ter aqui em nossa cidade um espaço com este objetivo. E o SEBRAE já desenvolve ações como esta, em outros municípios importantes do Estado do Paraná. Obviamente que Guarapuava, como uma cidade em constante desenvolvimento, não poderia ficar de fora. Guarapuava precisa ser cada vez mais protagonista e nós temos um papel muito importante no desenvolvimento da nossa região. Além disso, nossa cidade desenvolve os municípios que estão no nosso entorno. Então, sabemos que o que temos aqui no nosso município, implantado pela prefeitura, com os nossos parceiros, vai fazer a diferença também em outras cidades que estão nos acompanhando e acompanhando o nosso trabalho”, destacou a secretária da Pasta, Janaína Naumann.

O projeto busca oferecer capacitação e orientação para que empresas locais estejam preparadas para participar de licitações e pregões, fortalecendo o comércio local.

Presente durante o evento de inauguração, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), Claudinei Pereira, parabenizou o poder executivo pela iniciativa e disse da importância em promover ações como esta, pensando no desenvolvimento econômico local.

“Há um ano, eu me recordo de contar à Janaina sobre uma cidade de Minas Gerais que conseguiu fazer com que 90% das compras públicas que a prefeitura realiza, fossem de empresas do município. Feitos como este, geram emprego e renda, ou seja, é um ciclo virtuoso, onde o imposto do cidadão retorna para a economia local. Portanto, sabendo que Guarapuava conta agora com este novo espaço que irá auxiliar nossa economia local, nos deixa felizes. Contem com a nossa Associação. Vamos auxiliar a desenvolver ainda mais nosso empresariado”, argumentou.

Representando o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o consultor Emerson Lourenço falou da importância da ação e reforça a parceria da Instituição com o poder público.

“A prefeitura é um grande comprador, é um grande cliente. E vocês, empreendedores, têm uma nova gama e oportunidade de negócios. Hoje, a nova lei de licitações preconiza a construção de políticas públicas para este fim. E o escritório de compras nada mais é do que uma política pública municipal para fomentar o desenvolvimento das empresas locais. E a partir do momento em que mais empresas locais participam das licitações e começam efetivamente a ganhar essas licitações, melhor para o município de Guarapuava. Com isso, haverá geração de emprego e renda em nossa cidade. Além disso, volto a reforçar que, o escritório de compras vem justamente para facilitar a vida do empreendedor, que a partir de agora, poderá ter orientação sobre a documentação, se é um pregão eletrônico, qual site acessar. Enfim, tudo isso será feito dentro do escritório de compras, além de que o SEBRAE, vai disponibilizar palestras, oficinas e consultores especializados sobre essa temática”, afirmou Emerson.

Por fim, representando o poder legislativo de Guarapuava, o vereador Cristóvão da Cruz, enaltece a ação promovida e destacou sobre a importância do ato em relação à promoção da transparência das contas públicas. “Sabemos que o poder legislativo tem o dever e a missão de fiscalizar as ações e as contas do poder executivo. Com isso, quero dizer que ações como esta, nos auxiliam, bem como toda a população, sobre o que está sendo investido em nosso município. Por isso, fico muito feliz em poder compartilhar deste dia e deste ato, pois demonstra que o poder legislativo e executivo municipal caminham lado a lado, primando pelo bem e pelo desenvolvimento de nossa população”, finalizou o vereador.

Estiveram presentes no evento de inauguração pela manhã, autoridades locais, secretários e servidores municipais, além de diversos empreendedores de Guarapuava.

Secom/Guarapuava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *