BRASIL

Sites alinhados ao governo federal voltam a receber verbas do BB e Caixa

Foto: José Cruz/Agência Brasil

São Paulo (SP)  – Após o início do terceiro mandato do presidente Lula (PT), veículos de mídia alinhados ao partido voltaram a receber verbas de publicidade do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. De acordo com a Folha de S. Paulo, os dois bancos não anunciavam nesses meios desde 2016, quando ocorreu o impeachment de Dilma Rousseff (PT).

Em 2023 e 2024, Banco do Brasil e Caixa passaram a investir em publicidade nos sites Brasil 247, Opera Mundi e DCM, retomando um padrão observado em gestões anteriores do PT. No entanto, as contratações haviam sido interrompidas durante o governo de Michel Temer (MDB) e permaneceram suspensas sob a administração de Jair Bolsonaro (PL).

Além desses portais, os bancos também passaram a anunciar na revista Carta Capital e no site GGN. Diferentemente dos demais, não há registros de contratações dessas publicações em gestões petistas anteriores. Esses cinco veículos costumam destacar pautas favoráveis aos governos do PT e críticas à oposição.

Os anúncios começaram em julho de 2023 para Carta Capital e Brasil 247, enquanto os outros três veículos passaram a receber publicidade a partir de junho de 2024. A última vez que os contratos haviam sido suspensos foi em junho de 2016, com exceção do Brasil 247, que ainda recebeu publicidade em dezembro daquele ano.

Os bancos não divulgam os valores pagos individualmente a cada veículo. No entanto, entre janeiro e novembro de 2024, a Caixa destinou R$ 361,6 milhões à área de publicidade, enquanto o Banco do Brasil investiu R$ 595,2 milhões ao longo do ano.

A Caixa afirmou que “os critérios de escolha de cada veículo de comunicação, a negociação comercial praticada e os objetivos a serem alcançados com cada publicação são consideradas informações estratégicas negociais e de grande relevância para manutenção da competitividade do banco no mercado financeiro”. Por isso, declarou, esses dados estão sob sigilo.

O Banco do Brasil afirmou que sua estratégia digital “é orientada por dados e baseada nas melhores práticas de mercado, garantindo eficiência, transparência e otimização contínua dos investimentos publicitários”.

CANTAGALO TV

Assista a estreia do programa Show do Milhinho, uma animação divertida que brinca carinhosamente com o Show do Milhão. Clique e assista ao programa que conquistou a internet.

CANTAGALO TV - Show do Milhinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *