SAÚDE

Vacinação contra gripe começa com grupos prioritários nesta segunda-feira (25) em Cascavel

Idosos, crianças de meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e entre outros fazem parte do público nesta primeira fase da campanha

Divulgação

A Secretaria de Saúde de Cascavel dá início à Campanha Nacional Contra a Influenza nesta segunda-feira (25), nas unidades de saúde do Município, para os grupos prioritários. A imunização para proteger de sintomas mais graves da gripe terá início conforme a abertura das unidades, uma vez que algumas iniciam às 7h e outras às 8h e segue até 15 minutos antes do fechamento de cada uma.

As USFs do Morumbi, Pioneiros Catarinenses e Presidente serão as únicas que não aplicarão os imunizantes, uma vez que os espaços seguem com atendimentos exclusivos para dengue.

O Município recebeu 12,6 mil de doses contra a gripe na primeira remessa para a campanha. A vacinação ocorrerá até o dia 31 de maio. A aplicação das doses será liberada para todos os públicos prioritários. Confira:

– Idosos – Acima de 60 anos;
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
– Trabalhadores da saúde;
– Gestantes e puérperas;
– Professores;
– Povos indígenas;
– Pessoas em situação de rua;
– Profissionais das forças de segurança e salvamento, das forças armadas;
– Pessoas com doenças crônicas;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Os profissionais que fazem parte do grupo prioritário devem apresentar vínculo empregatício e pessoas com comorbidades podem apresentar exames ou medicação.

De acordo com a Secretaria de Saúde, há uma estimativa de 2023 que aponta que mais de 131 mil pessoas se enquadram no grupo prioritário em Cascavel, inclusive 47 mil idosos, mais de 25 mil crianças e 18,4 mil pessoas com comorbidades. A meta é imunizar 90% desse público.

DIA D

No dia 13 de abril está programada a realização do “Dia D” de vacinação contra a gripe. A medida será num sábado para que facilitar a idade da comunidade às unidades de saúde.

(Secom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *