PARANÁ

Veículo Inteligente traz mais agilidade na identificação de problemas urbanos em Guarapuava:

Em menos de um mês, o automóvel, equipado com recursos tecnológicos de última geração, mapeou diversos problemas urbanos nos bairros do município. Com a agilidade na identificação, a solução é realizada de forma mais rápida

Guarapuava (PR) – O veículo inteligente, criado pela startup Mapzer, trouxe mais facilidade e agilidade para as equipes de Guarapuava resolverem problemas urbanos do município. O automóvel se utiliza da inteligência artificial (IA) para mostrar pontos críticos ou indicar futuros problemas. Dentre as funções do veículo, estão a identificação de buracos, rachaduras e falta de sinalização nas vias, calçadas irregulares, objetos e materiais em locais impróprios, bem como, o descarte irregular de lixo.

“Estamos trabalhando para, cada vez mais, atender à população de Guarapuava da melhor forma possível. A tecnologia é nossa aliada em diversos setores e não poderia ser diferente na urbanização e no trânsito da nossa cidade. Queremos alcançar a excelência no tratamento das ruas para que os nossos cidadãos sejam os maiores beneficiados”, destacou o prefeito Celso Góes.

Conforme aponta um relatório das varreduras realizadas pelo automóvel, os índices de vegetação alta (2958), veículos irregulares (2027) e lixo irregular (1655) foram os mais encontrados. Há ainda material de construção em local impróprio (1593), sinalização irregular (1394), rachaduras no asfalto (1350), tampas de bueiros irregulares (679) e placas comerciais irregulares (561). Até mesmo animais (508) localizados pelas vias foram indicados pela varredura do veículo inteligente. Os bairros com maior índice de problemas encontrados foram o Boqueirão, com 1513 ocorrências detectadas, seguido do bairro Industrial, com 1428 e do bairro Vila Bela com 1186 ocorrências.

Em Guarapuava, os serviços do automóvel estão sendo usados pelas Secretarias de Finanças, Habitação, Meio Ambiente, Planejamento e Urbanismo, Trânsito e Transportes, Executiva e Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG). Cada uma das pastas utilizará o serviço de acordo com suas especificidades.

De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza, o veículo auxilia principalmente na área de urbanismo do município, pois, conforme ressalta, por meio das vistorias realizadas pela IA é possível otimizar os serviços, porque todas as informações que chegam até a Secretaria são georreferenciadas.

“Nós temos como saber um roteiro, por exemplo, por bairros, por ruas ou por regiões, otimizando esse serviço, evitando aquele vai e volta de equipes. Um dos grandes problemas que o veículo da Mapzer nos mostrou foram os depósitos de lixo, muitas das vezes, em lugares errados, não por falha da coleta, mas de como foi depositado. São inúmeros os fatores que nos levam a crer que o veículo inteligente é muito importante para nós neste momento. A partir do momento em que se conhece os problemas, automaticamente, há maior agilidade na resolução. Isso está sendo muito útil para a Secretaria de Urbanismo e para vários locais onde nós temos fiscalização”, grifou o secretário.

Com a ajuda do veículo inteligente, a Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG), por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, também está otimizando o trabalho das equipes que, até então, realizavam a varredura pelos bairros de forma presencial e manual. Antes as equipes de monitoramento iam até os locais e identificavam os problemas para, somente depois, um grupo de trabalho realizarem as soluções. Hoje, a partir do relatório que contém fotos dos locais e mapas de rastreamento indicando quais os problemas em seus respectivos bairros, as equipes adequadas são encaminhadas para concluir o serviço.

“O ganho de produtividade é gigantesco e de economia de recursos também, tanto humanos, quanto de equipamentos, de óleo diesel e de tempo, inclusive. Com as fotos e com o tipo do problema já definido, vai a equipe certa. Porque muitas vezes, com a demanda que vinha da ouvidoria, uma equipe ia olhar e, aí, se descobria que o problema só poderia ser resolvido por outra equipe, porque era diferente do que a pessoa relatou. Com o veículo, a gente já consegue filtrar tudo, já vai a equipe correta para o local”, explica o diretor-presidente da SURG, Halmuth Brandtner.

Os buracos encontrados nas vias também são de responsabilidade da SURG. Segundo relatório, 602 buracos foram sinalizados pelo veículo e a Companhia já solucionou o problema.

“Em um segundo momento, as nossas demandas de recape serão geradas ali pelos bairros e as ruas que concentram o maior número de buracos. Os buracos que vierem a aparecer de novo, a gente vai entender que eles demandam de uma atenção maior e de uma estrutura reforçada. Enfim, estamos seguindo nesse ritmo”, afirmou Halmuth, que emendou que “problemas que são de responsabilidade de outras empresas também podem ser identificados rapidamente e conduzidos para serem solucionados com mais eficiência”.

Na área de trânsito, a utilização de recursos tecnológicos ajuda a encontrar os pontos da cidade onde a sinalização está deficitária, como destaca o secretário de Trânsito e Transportes, Adalberto Campos.

“Esse veículo consegue detectar e mostrar todos os pontos onde existe alguma irregularidade na questão da sinalização do trânsito, situações que a gente, muitas vezes, não tem a capacidade de detectar em todos os pontos. Com esse automóvel, fica muito fácil para entendermos onde está a deficiência ou a falta de sinalização. Muitas vezes, instalamos a sinalização e acontece de os vândalos derrubarem as placas e as levarem. Com isso, aquele cruzamento acaba ficando sem sinalização. O veículo nos ajuda a identificar justamente esses pontos”, comentou o secretário.

A tecnologia, que já está em funcionamento em diferentes regiões do País, contribui para o conceito de smart cities e traz mais funcionalidade para a gestão pública, que consegue direcionar esforços de maneira mais assertiva, além de contribuir para a melhoria de vida dos cidadãos.

Fonte: Secom/Guarapuava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *