Voo da LATAM atrasa após passageiro retirar bagagem de outros e argumentar com a PF: “Eu sou Black”
Caso ocorreu durante embarque e mobilizou a Polícia Federal após passageiro se recusar a deixar a aeronave

Um passageiro foi retirado de um voo da LATAM após uma discussão envolvendo a ocupação de seu assento e o espaço para bagagens na cabine. O episódio ocorreu durante o embarque e terminou com a intervenção da Polícia Federal.
O caso foi relatado pela comunicadora Jess Peixoto em seu perfil no Instagram. Segundo ela, o voo já apresentava atraso e a aeronave, um Airbus A319, estava lotada.
Durante o embarque, o passageiro encontrou uma mulher ocupando seu assento. Ela estava acompanhada da mãe, uma idosa, e teria se confundido com a numeração das fileiras. O lugar correto era na fileira 6, mas ela havia se sentado na fileira 5. Após ser informada sobre o equívoco, a mulher trocou de lugar.
Ainda conforme o relato, como o passageiro chegou ao portão no fim do embarque, não havia espaço disponível nos compartimentos superiores próximos ao seu assento. Ele teria então retirado bagagens de outros passageiros para acomodar os próprios pertences.
Uma comissária interveio e informou que ele não poderia mexer nas bagagens de outros passageiros. A orientação teria provocado uma discussão, diante da qual a tripulação decidiu acionar a Polícia Federal.
Um agente entrou na aeronave e pediu que o passageiro desembarcasse para conversar e resolver a situação fora do avião. Segundo o relato e imagens divulgadas nas redes sociais, ele se recusou e afirmou ser “Black Signature”, categoria de status do programa LATAM Pass.
Outro passageiro, que também afirmou possuir o mesmo status, respondeu que não estava reclamando da situação.
Diante da recusa, o policial teria informado que, caso o homem não deixasse a aeronave voluntariamente, seria necessário desembarcar os demais passageiros para realizar o procedimento. Mesmo assim, segundo o relato, ele teria mantido a recusa.
Com o impasse, os demais passageiros precisaram deixar o avião. Posteriormente, outros agentes da Polícia Federal teriam chegado ao local e retirado o passageiro da aeronave.
A situação gerou reclamações entre os passageiros, principalmente pelo atraso provocado pelo episódio. A mulher que havia ocupado o assento errado também teria ficado abalada e pedido desculpas durante a confusão.
Em publicação posterior, Jess afirmou que o passageiro continuou se recusando a sair mesmo após determinação da Polícia Federal e do comandante da aeronave.
O número do voo não foi informado nas publicações. Entretanto, segundo a comunicadora, pelas características do avião, horário e data, o episódio pode ter ocorrido no voo LA3821, entre Curitiba e São Paulo/Congonhas, operado por um Airbus A319. Essa identificação, porém, não foi oficialmente confirmada pela companhia aérea ou pelas autoridades.