PARANÁ HISTÓRICO

A Rural camburão em frente à antiga delegacia de Cascavel

A década de 70 em Cascavel é rica em histórias e transformações urbanas, e as imagens do acervo de Xico Tebaldi trazem à tona memórias de uma época significativa para a cidade. Uma dessas fotografias captura um momento peculiar na entrada lateral da antiga Delegacia de Cascavel. O destaque da imagem é uma Rural Willys, veículo comumente utilizado como camburão pela polícia da época, estacionada na frente da delegacia.

A Delegacia, inicialmente situada próxima à atual Praça do Migrante, passou por mudanças significativas ao longo dos anos. Inaugurada em 1963, a nova sede foi construída em madeira no local que hoje abriga o Centro Cultural de Cascavel. Naquela época, a Polícia Civil estava sob o comando do Coronel Lapa, da Polícia Militar.

A construção de um novo prédio em alvenaria ao lado da sede de madeira foi completada nos anos 60 e permaneceu até 1979, quando novas instalações foram inauguradas abaixo do Colégio Wilson Joffre. A antiga delegacia não apenas servia como centro de operações policiais, mas também possuía um pátio nos fundos, no espaço que hoje é ocupado pelo Teatro Municipal Sefrin Filho. Esse pátio era usado para depositar carros apreendidos ou que haviam sofrido acidentes.

Além do registro histórico, circula uma lenda urbana sinistra sobre o local. Diz-se que, escondidos sob a terra do pátio, estariam os corpos de pessoas que, por razões misteriosas e sombrias, precisavam “desaparecer”. Esses rumores contribuem para o ar de mistério que envolve a história da polícia na região durante aqueles anos turbulentos.

As fotografias de Xico Tebaldi são um convite para mergulhar no passado de Cascavel, revelando não apenas a evolução urbana e arquitetônica, mas também as complexas camadas de sua história social e política. Elas nos ajudam a compreender como o passado moldou a cidade que conhecemos hoje, guardando segredos e histórias nas sombras de suas construções antigas

Um comentário sobre “A Rural camburão em frente à antiga delegacia de Cascavel

  • Eu ainda tenho minha carteirinha de engraxate, que era confeccionada pelo sos, que ficava nesse mesmo terreno.

Deixe um comentário