PARANÁ HISTÓRICO

A Casa de Cultura da UEL em 1971

A Casa da Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) é um dos pilares da promoção e da difusão da cultura na cidade e região. Fundada em 1971 como Coordenadoria de Assuntos Culturais, a Casa da Cultura foi evoluindo e se transformando ao longo dos anos, até se tornar um Órgão Suplementar da UEL em 1978. Atualmente, a Casa da Cultura está vinculada academicamente ao Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) e subordinada administrativamente à Reitoria da universidade.

Como Órgão Suplementar, a instituição carrega a missão de articular-se com a sociedade, de forma que faça valer o compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão, desenvolvendo programas, projetos e atividades sob diversos aspectos que implicam a produção do conhecimento, da cultura e da arte como contribuição para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes, além de formar e capacitar profissionais nas diversas áreas das artes e da cultura.

A Casa da Cultura está organizada em quatro divisões principais: Divisão de Artes Cênicas, Divisão de Artes Plásticas, Divisão de Música e Divisão de Cinema e Vídeo. Cada uma dessas divisões tem como objetivo atuar como promotora, apoiadora ou parceira, refletindo uma história de presença nos mais importantes acontecimentos culturais da cidade e região.

Entre as ações, estão a Londrina Mostra de Teatro e Circo e o Arte Londrina, os Concertos da Orquestra Sinfônica da UEL, as apresentações dos Coros da UEL (Coro UEL, Juvenil, Infantil, Tempos Dourados, Épocas e HU), as apresentações do NEUMA – Ensemble Universitário de Música Antiga e da Orquestra Barroca Capriccio Stravagante – OBCS. E, entre as parcerias, estão a realização do Festival Internacional de Londrina – FILO e do Festival Internacional de Música de Londrina – FIML, ambos com projeção internacional.

O órgão é o responsável pela administração do Cine Teatro Universitário Ouro Verde, um dos principais espaços culturais de Londrina. A Casa de Cultura abriga ainda o Centro de Documentação, que possui um significativo acervo sonoro, impresso e audiovisual.

Por fim, a Casa de Cultura construiu uma trajetória de caracterizar-se como um espaço plural, que acolhe a diversidade cultural e artística da região. A instituição valoriza a produção local e regional, mas também contribuiu efetivamente para trazer a Londrina grandes artistas nacionais e internacionais, promovendo o diálogo e o intercâmbio cultural. Dessa forma, a Casa de Cultura da UEL é um importante agente de desenvolvimento cultural e artístico da região, contribuindo para a formação de público, a capacitação de artistas e a promoção da cultura e arte em Londrina e no Paraná.

Fontes:  Universidade Estadual de Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *