PARANÁ

AIF concentrará base dados para direcionar investimentos em Cascavel

Agência de Inteligência e Fomento terá sua sede na Estação de Inovação Hub One, no antigo Terminal Oeste

Fernando Dillenburg, presidente da AIF – Foto: Silvia Soluszynski

Cascavel (PR) – Cascavel ganhou uma importante ferramenta que vai balizar investimentos na cidade. A Agência de Inteligência e Fomento (AIF), criada após um amplo estudo, terá sua sede na Estação de Inovação Hub One. Ela será dotada de uma ampla base de dados que auxiliarão empreendedores.  Na manhã de hoje (20), as ações da AIF foram detalhadas pelo presidente Fernando Dillenburg, durante a Escola de Governo.

O prefeito Leonaldo Paranhos diz que a AIF é uma ferramenta que mudará definitivamente a história do município.

‘Essa agência, discutida e aprovada pelas entidades de Cascavel e pela Prefeitura, passa a ser a ferramenta de independência do nosso município. Cascavel está entre os municípios que mais crescem no Brasil e a agência de inteligência vem nortear esse crescimento, dar qualidade. Com a agência nós poderemos planejar esse crescimento de forma organizada”, enfatiza Paranhos.

Dillenburg destacou que a Escola de Governo da AIF aconteceu junto com o Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC), dois órgãos que caminharão juntos.

“O IPC cria a estrutura e a agência cria os momentos, os modelos e os investimentos para que a cidade possa continuar crescendo no mesmo ritmo, ou até mais do que acontece hoje”, diz Dillenburg.

O presidente da AIF explica ainda que a agência foi criada baseada em uma visão de Estado, para que os projetos e ações possam ter continuidade mesmo com as mudanças de gestões.

“A cidade não se interrompe de quatro em quatro anos. É importante que tenham estruturas permanentes, que pensem muito além disso. Isso o que está se criando nesses últimos sete anos em Cascavel contribuiu muito para isso. Aproximação da sociedade organizada, participação de todas as entidades nas decisões do município. A construção é conjunta”, diz.

A AIF foi construída tendo como base três pilares: responsabilidade, coerência e compromisso. Ela será formada por conselhos deliberativo e fiscal que terão dois departamentos, o de Inteligência e Projetos que atuará junto com o de Gestão e Fomento.

Visão de longo prazo, diretrizes de governo, informações estratégicas e estudos e projetos são as estratégias que nortearão a agência que também terá o papel de assessorar empreendedores na expansão ou criação de seus negócios em Cascavel, além de estimular ações de fomento de iniciativas empreendedoras, entre outras ações.

Para o vice-prefeito Renato Silva, diz que o poder público tem o dever de ajudar a organizar a sociedade.

“Tem o dever de ajudar a pensar, ajudar a ver o que é melhor para sociedade. Essa escola hoje, esses anúncios de obras, de ponte, enfim, de tantas coisas aqui foram anunciados, é uma demonstração do nosso compromisso, do nosso amor a essa terra prometida”, observou.

Durante a Escola de Governo, o prefeito Leonaldo Paranhos assinou a posse dos conselheiros da AIF.

 

Secom/Cascavel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *