JUSTIÇADESTAQUES

André Mendonça manda prender dono do Banco Master em fase da Operação Compliance Zero

Empresário Daniel Vorcaro é investigado por suspeitas de fraude, ameaça, corrupção e lavagem de dinheiro

Daniel Vorcaro, dono do Banco Master – Foto: Divulgação

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (4) a nova prisão do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. A medida foi cumprida pela Polícia Federal (PF) em São Paulo e faz parte de mais uma fase da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de fraude envolvendo a instituição financeira.

Vorcaro já havia sido preso em novembro do ano passado durante a primeira fase da operação, mas foi solto posteriormente. Na ocasião, a Justiça determinou que ele utilizasse tornozeleira eletrônica.

Segundo informações apuradas pela CNN, a nova ordem de prisão foi motivada pela suspeita de que o empresário teria tentado atrapalhar o andamento das investigações. Vorcaro teria promovido ações contra pessoas envolvidas e testemunhas ligadas ao caso.

De acordo com a Polícia Federal, a nova fase da operação tem como objetivo investigar a possível prática dos crimes de ameaça, corrupção, lavagem de dinheiro e invasão de dispositivos informáticos, supostamente cometidos por uma organização criminosa. As investigações contam com o apoio do Banco Central.

Ao todo, os policiais federais cumprem quatro mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Além das prisões e buscas, também foram determinadas medidas de afastamento de cargos públicos e o sequestro e bloqueio de bens no valor de até R$ 22 bilhões. Segundo a PF, o objetivo é interromper a movimentação de ativos vinculados ao grupo investigado e preservar valores que possam estar relacionados às práticas ilícitas apuradas.

Deixe um comentário