OBITUÁRIO

Arqueólogos encontram moeda de mais de 2.000 anos

Autoridade de Antiguidades de Israel anuncia descoberta de rara moeda.

Foto: Emil Aladjem/Israel Antiquities Authority

Autoridade de Antiguidades de Israel anuncia descoberta de rara moeda de meio shekel de prata, datada há mais de 2.000 anos durante a primeira revolta judaica contra os romanos no deserto da Judeia.

Segundo Fox News, a moeda foi encontrada como parte da Pesquisa do Deserto da Judeia, liderada pela Autoridade de Antiguidades de Israel em conjunto com o Ministério de Patrimônio e a Unidade de Arqueologia do Oficial de Estado Civil na Judeia e Samaria. O achado é significativo devido à sua importância histórica.

Nesse sentido, as moedas foram cunhadas em shekel e meio shekel durante a Primeira Revolta dos Judeus contra os Romanos em Judeia entre os anos 66 e 70 d.C., quando o Segundo Templo foi destruído em Jerusalém. O objetivo da Pesquisa do Deserto da Judeia era recuperar artefatos antes que saqueadores os encontrassem.

Desse modo, mais de 800 cavernas foram registradas, e milhares de achados significativos foram feitos ao longo do projeto. A moeda data de 66/67 d.C. e pode ter caído do bolso de um rebelde que escapou para o deserto durante a revolta.

Dessa forma, os rebeldes judeus criaram uma “economia da revolta judaica” e cunharam suas próprias moedas de prata e bronze, desafiando os governantes ao não incluir a imagem do imperador. Essas moedas, cunhadas em Jerusalém, possivelmente no complexo do Templo, eram usadas pelos rebeldes durante a revolta.

Assim, a descoberta realça a conexão indubitável do povo judeu com Jerusalém, datando de milhares de anos, e resiste aos esforços de apagar e minar essa herança, com significado para milhões de pessoas ao redor do mundo.

Por fim, para a direção da Autoridade de Antiguidades de Israel, a moeda é um lembrete dos acontecimentos passados e da importância de trabalhar em prol da unidade. A descoberta é um presente para a nação israelense, uma evidência de um período turbulento na história do povo há dois milênios.

(Gospel Prime)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *