Avenida Brasil com três pistas
A fotografia recuperada por Xico Tebaldi, originária dos arquivos do fotógrafo Peados Hartmann, oferece uma janela única para um momento crítico na transformação urbana e arquitetônica de uma cidade brasileira não especificada na segunda metade da década de 1960. Capturada ainda em negativo original, a imagem é um testemunho visual da intersecção entre o passado e o futuro, caracterizado pela construção de novas estruturas em meio a marcos históricos já existentes.
À esquerda da fotografia, observam-se os pilares robustos que marcam o início da construção da Catedral. Estes pilares se erguem ao lado da antiga Igreja Matriz, um símbolo de continuidade religiosa e cultural. A Igreja Matriz, presumivelmente construída em um estilo arquitetônico tradicional, contrasta vividamente com a moderna e imponente estrutura da Catedral, refletindo a evolução do pensamento e design arquitetônicos ao longo das décadas.
A imagem também captura a larga Avenida Brasil, que se estende com três pistas distintas, sendo a central a BR 277, anteriormente conhecida como BR 35. Esta via expressa não somente facilitava o fluxo de veículos e pessoas, mas também simbolizava o progresso e a modernização que muitas cidades brasileiras experimentaram durante este período. A avenida funcionava como uma artéria vital para o desenvolvimento econômico e a expansão urbana, conectando diferentes partes da cidade e promovendo um intercâmbio mais fluido entre áreas centrais e periféricas.