PARANÁ HISTÓRICO

Balsa no rio Chopinzinho revela um tempo em que a água ligava cidades

Registro de 1966 retrata o acesso entre Coronel Vivida e Pato Branco e ajuda a contar a história da ocupação do sudoeste do Paraná

Uma fotografia de 1966, pertencente ao acervo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, registra o acesso à balsa no rio Chopinzinho, ligação entre os municípios de Coronel Vivida e Pato Branco. A imagem remete a um período em que o transporte hidroviário ainda desempenhava papel fundamental na locomoção e na integração regional no interior do Paraná.

Com cerca de 23 mil habitantes atualmente, Coronel Vivida consolidou seu desenvolvimento a partir da agricultura, responsável por quase metade do Produto Interno Bruto do município. A ocupação da região teve início por volta da década de 1920, com o primeiro núcleo habitacional instalado na localidade de Jacutinga.

Nos anos 1940, teve início o povoamento da comunidade Palmeirinha, que se tornou um importante entroncamento rural. Por décadas, Coronel Vivida integrou os territórios de Palmas e, posteriormente, de Mangueirinha. A emancipação ocorreu por meio de lei estadual em novembro de 1954, embora o município adote oficialmente como data de aniversário o dia 14 de dezembro de 1955, quando foi realizada a cerimônia solene de emancipação.

Fontes: IBGE / Prefeitura de Coronel Vivida / Foto: Acervo IBGE / Acervo Paraná Histórica.

Deixe um comentário