PARANÁ

Campanha nacional de triagem para câncer de pele atende pacientes gratuitamente em Guarapuava

O serviço foi realizado no Ambulatório Médico de Especialidade (AME) nos períodos da manhã e da tarde. A população foi atendida por dermatologistas voluntários

Guarapuava (PR) – No último sábado (2), ocorreu uma ação da Campanha de triagem do câncer de pele, no Ambulatório Médico de Especialidade (AME) de Guarapuava. Realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da 5ª Região de Saúde (CIS5), em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), na ocasião foram oferecidas triagens de câncer de pele gratuitas à população.

Maria José Ribeiro Ribas, diretora executiva do CIS5, destacou a importância da campanha, que é a conscientização da prevenção a doença:“Os pacientes são orientados e cuidados para não desenvolver o câncer de pele, e o diagnóstico precoce é realizado para o tratamento mais rápido possível dos casos positivos. A campanha foi muito grande em toda a região, especialmente em Guarapuava, agradecemos a todos que nos acolheram e nos ajudaram a divulgar. O resultado está aqui hoje, é um enorme volume de pessoas presentes que estão realmente preocupadas em fazer a prevenção ou o tratamento”, declarou.

Segundo a diretora, a população foi atendida por 6 médicos dermatologistas da SBD que atuam em Guarapuava, e participaram da campanha voluntariamente. Com atendimento das 9h às 15h, a campanha ofereceu triagem e pós-triagem, em que os casos positivos foram encaminhados ao tratamento com agendamento de consultas e exames.

O paciente Aldery Alberto Matoso, de 59 anos, passou pela triagem e ficou muito contente com a eficácia do serviço.

“Já fazia um tempo que eu queria isso (realizar a triagem), e fui muito bem atendido. O que me motivou a vir aqui foram as informações sobre os cuidados com a saúde e a atenção que devemos dar ao que acontece na nossa pele. Fiquei muito alegre com o atendimento aqui, as instalações, o conforto, a organização estão de parabéns. A conscientização é de muita importância para a população, principalmente para a de classe baixa, que não tem condições de pagar um sistema particular. É uma oportunidade muito importante para nós”, comentou.

Eva Sandra Varge também teve uma ótima experiência com a assistência oferecida. “O atendimento foi muito bom, foi rapidinho, apesar de muitas pessoas (para serem atendidas), foi muito bom e rápido. Essa campanha deve continuar, isso aqui é muito importante, porque é uma coisa séria, e a gente precisa cuidar da saúde. Eles estão de parabéns pelo que fizeram aqui”, relatou.

Wandantres Rocha veio de Turvo à Guarapuava exclusivamente para a realização da triagem, e declara que valeu muito a pena.

“A minha triagem foi muito bem, fui bem atendida, me aconselharam bastante, pois já tive câncer e tratei. Me examinaram bem, foi uma ação muito boa que fizeram, porque muitas pessoas não têm acesso a uma consulta com especialistas”, ressaltou.

 

Sobre o Dezembro Laranja

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização do câncer de pele realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologistas (SBD), que conta com ações de divulgação durante todo o mês de dezembro. A iniciativa oferece atendimentos gratuitos para o rastreamento da doença, que anualmente acomete milhares de brasileiros, sendo o tipo de câncer mais frequente no Brasil e no mundo.

Secom/Guarapuava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *