PARANÁ

Com o uso da tecnologia e humanização nos atendimentos, Guarapuava é destaque na área da saúde em todo o País

Durante 2023, os avanços na saúde municipal possibilitaram mais agilidade nos atendimentos

Guarapuva (PR) – A inovação aliada à saúde gera diversos benefícios para a população. Em Guarapuava, o projeto Saúde Digital, que compreende os serviços de Inteligência Artificial na Triagem e Monitoramento, além da Teleconsulta, auxilia a milhares de pessoas com um atendimento rápido e humanizado.

Por causa da grande demanda de pacientes com COVID-19, no dia 19 de janeiro de 2022, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde, lançou a assistente virtual SARA.

O robô passou a integrar a Rede Municipal de Saúde e foi responsável por reduzir consideravelmente as filas de espera, sobretudo, de pacientes com suspeita do Coronavírus. O novo sistema de atendimento garantiu a recuperação das pessoas, além de salvar muitas vidas.

“Essa tecnologia nos auxiliou e muito durante a pandemia de COVID-19 e continua nos ajudando com outras questões agora. O melhor é ver os guarapuavanos não precisarem sair do conforto de seus lares para enfrentar filas de madrugada por um atendimento. Isso é qualidade de vida para a nossa população”, destacou o prefeito Celso Góes.

A proposta da plataforma foi cumprida no período ainda considerado crítico da doença. De forma rápida e à distância, por meio de um robusto sistema de triagem, com a intervenção de profissionais da saúde, o robô passou a identificar, monitorar os problemas, e fazer o atendimento por teleconsulta, e, conforme a gravidade, encaminhar o paciente para um atendimento presencial.

Quatro meses depois de implantado, em maio de 2022, devido ao sucesso da plataforma de atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu criar um canal da Assistente de Saúde SARA, dedicado às crianças com síndromes gripais leves e moderadas. O novo serviço rapidamente ganhou grandes proporções e ajudou muitas famílias. De forma on-line, os médicos parceiros do Instituto Laura Fressatto, detentor da plataforma, atendiam às crianças e, em muitas situações, resolviam os problemas sem que a família precisasse ir até um posto de saúde.

Em outubro de 2022, houve nova ampliação das funções do robô, que, a partir de então, passou a dar assistência e fazer o monitoramento de pacientes com diabetes e hipertensão. Com isso, pessoas que possuíam cadastro atualizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), receberam o contato da Secretaria de Saúde via WhatsApp e passaram a ser monitoradas e a receber os cuidados necessários. No ano, foram 30.011 interações na plataforma.

Já em novembro de 2023, mais um avanço trouxe para o município a excelência no serviço de saúde. A prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o lançamento da versão 2.0 do sistema do robô SARA, que, a partir de então, passou a atender a qualquer condição de saúde que permita a assistência virtual. Com isso, a população ganha em agilidade, conforto e segurança na hora das consultas.

Neste ano, foram mais de três mil teleconsultas realizadas por meio da assistente virtual, 809 somente no mês de novembro, com uma média de 26 atendimentos por dia. Já a média mensal de atendimentos médicos de janeiro a novembro de 2023, foi de 282 consultas.

Antenor Cândido da Costa, de 80 anos, utilizou o aplicativo para acompanhar seu caso de Alzheimer e Parkinson. Sem precisar sair de casa cedo ou pegar filas, ele disse que considera o atendimento como de muita importância.

“Fui muito bem atendido. Usei pela segunda vez por ter facilidade de pegar a receita também. (O aplicativo) é muito bom, agiliza e  atende às necessidades no que preciso de urgência”, comentou.

Já Mariane Roseti Macedo Konoval, de 29 anos, procurou o aplicativo em busca de ajuda para uma consultora de amamentação pelo programa Mães em Rede. Assim como Antenor, ela também realizou uma teleconsulta médica para auxílio com medicação a respeito da amamentação.

“Foi ótimo (o atendimento), achei muito prático e fiquei impressionada com o atendimento, tanto da enfermeira, quanto da médica. Eu não tinha usado ainda, somente quando tive COVID, em 2021, agora fiquei sabendo que também posso usar para outros problemas. É perfeito, prático, não demora e sem precisar sair de casa”, declarou Mariane.

A secretária de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade Ceroni, lembrou do quão importante e necessária é a Saúde Digital para a população local. Ela ainda salienta que os projetos implantados, chegaram para permanecer no município, sempre com vistas na ampliação e melhorias.

“Temos resultados significativos das ações realizadas pela Saúde Digital em nossa cidade. Ganhamos prêmios e, o melhor, trouxemos qualidade nos atendimentos para a população. Essa conquista teve muito esforço por parte da nossa equipe e podemos enfatizar que vamos continuar trabalhando para que isso só melhore a cada dia”, grifou a secretária.

 

Valorização do profissional de saúde

Para reforçar as atividades da Pasta, sempre primento pelo melhor atentimento à população, no começo de 2023, o prefeito Celso Góes deu posse a 11 novos médicos. Os profissionais, aprovados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), começaram a atuar na saúde básica do município, assumindo o compromisso de um atendimento humanizado e de qualidade.

Outro ponto importante neste ano, foi o reajuste do piso salarial dos Agentes de Saúde de Guarapuava. O valor foi acrescido em 9%, com salários passando a ser de R$ 2.640,00, equivalente a dois salários mínimos nacionais.

Além disso, melhorias foram realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em algumas que careciam de maior atenção, além das reformas, foram feitas ampliações nos espaços. Este foi o caso das UBS Primavera e Xarquinho I e II. Os locais contam com consultório médico, além de salas variadas, locais para procedimentos, espaço para vacinas, farmácia, local de permanência dos agentes de saúde, copa e lavanderia.

“Desde o início, já percebemos que essas unidades precisavam de uma reforma. Por isso, ver como os locais ficaram é uma grande satisfação. Houve melhoria na qualidade de ambiente de trabalho dos servidores e no atendimento prestado à população”, sublinhou Chayane.

“Fico contente em ver que o ano de 2023, em Guarapuava, foi marcado por muitas conquistas. Nossa gestão trabalha por isso e, acima de tudo, pelas melhorias em nome da população. Desejamos que o próximo ano seja ainda melhor”, finalizou o prefeito, Celso Góes.

Secom/Gurapuava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *