Curso de boas práticas na manipulação de alimentos e realizado em Goioxim (PR)
Goioxim (PR) Nos dias 14 e 15 de junho, um importante curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos foi realizado em Goioxim, município do estado do Paraná. O evento contou com a participação de todas as merendeiras das escolas municipais, bem como dos agricultores familiares que fornecem alimentos para a feira local e para a alimentação escolar.
A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Goioxim em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), teve como objetivo proporcionar conhecimentos teóricos e práticos sobre a manipulação adequada de alimentos, visando garantir a segurança alimentar e a saúde dos consumidores.
Durante o curso, a instrutora do SENAR abordou aspectos teóricos fundamentais, como a legislação relacionada à manipulação de alimentos e os cuidados essenciais com a higiene. Os participantes puderam adquirir conhecimentos aprofundados sobre a importância da correta higienização dos alimentos, prevenção de contaminação cruzada, práticas de limpeza e sanitização dos utensílios e equipamentos utilizados na manipulação.
Além disso, uma parte prática do curso foi dedicada ao processamento de alimentos minimamente processados, com ênfase em técnicas de branqueamento e pré-cozimento. Os participantes aprenderam sobre os cuidados necessários durante esses processos, bem como a forma adequada de armazenamento e etiquetagem desses alimentos.
O evento foi uma oportunidade valiosa para que as merendeiras das escolas municipais e os agricultores familiares aprimorassem suas habilidades e conhecimentos, a fim de oferecer alimentos seguros e de qualidade à população. A capacitação promovida pela Prefeitura de Goioxim e pelo SENAR contribui para a melhoria contínua dos processos de manipulação de alimentos no município, fortalecendo a confiança dos consumidores e garantindo o cumprimento das normas sanitárias.