CANTU

Dia Mundial alerta para a Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Laranjeiras do Sul (PR) – No dia de hoje, 15 de junho, a cidade de Laranjeiras do Sul se une à conscientização global sobre a violência contra a pessoa idosa, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa em 2006, a data busca criar uma consciência mundial, social e política sobre a existência da violência direcionada aos idosos.

A violência contra a pessoa idosa é um grave problema que frequentemente passa despercebido e não é denunciado. Suas consequências são graves, especialmente devido à tendência de não reconhecimento dos abusos. A sociedade, muitas vezes, considera esses comportamentos como normais em decorrência da idade, o que gera resistência e dificuldade em falar sobre o assunto e, consequentemente, em sua negação. É fundamental romper com esse silêncio.

Na maioria dos casos, a violência ocorre no contexto familiar, sendo praticada por um membro da família do idoso. Muitas vezes, em defesa do agressor (filho, filha, neto, neta…), o idoso se cala, omite e, infelizmente, em algumas situações, somente a morte põe fim à cadeia de abusos e maus-tratos sofridos. É extremamente desafiador intervir na intimidade familiar. Muitos idosos se culpabilizam pela violência sofrida ou acreditam que é normal enfrentar esse tipo de situação em virtude da idade.

A violência pode ser definida como ações ou omissões que prejudicam a integridade física e emocional das pessoas idosas, impossibilitando o desempenho de seus papéis sociais. Ela ocorre quando as expectativas positivas dos idosos em relação às pessoas e instituições ao seu redor (filhos, cônjuges, parentes, cuidadores e sociedade em geral) são frustradas.

Em 2022, Laranjeiras do Sul registrou 25 casos de violência contra a pessoa idosa, evidenciando a urgência de se combater esse grave problema. Neste Dia Mundial de Conscientização, é fundamental que a sociedade se una para promover a conscientização e a prevenção da violência contra os idosos, garantindo o respeito, a dignidade e o bem-estar dessa parcela tão importante da população.

A Prefeitura de Laranjeiras do Sul, em parceria com instituições locais e organizações da sociedade civil, promoverá uma série de atividades ao longo do dia, incluindo palestras, debates e orientações sobre direitos e proteção dos idosos. A conscientização e o combate à violência devem ser uma preocupação de todos, visando a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todas as faixas etárias.

Assessoria/Prefeitura de Laranjeiras do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *