PARANÁ

FINADOS: Confira a programação religiosa e horários de funcionamento dos cemitérios em Cascavel

Cerca de 100 mil fieis devem visitar os cemitérios de Cascavel

Cascavel(PR) – Apesar da chuva, a expectativa é que os cemitérios urbanos de Cascavel tenham um movimento intenso nos próximos dias. Somente no Dia de Finados, 2 de novembro, a expectativa é de que 100 mil fieis visitem os espaços para prestarem suas homenagens aos entes falecidos.

Segundo a Acesc (Administração dos Cemitérios de Cascavel), na quinta-feira (2), o Cemitério Central – Dom Mauro Aparecido da Silva, abrirá os portão das 6h às 18h. Já nos cemitérios Cristo Redentor e Jardim da Saudade, no Guarujá, e São Luiz, no São Cristóvão, o funcionamento será das 7h às 18h.

Outra informação importante para os fieis é a programação religiosa. Para o Dia de Finados, terão inúmeras missas. No Cemitério Central, serão quatro celebrações. A primeira será às 7h, que será comandada pelo bispo auxiliar Dom Donizete Aparecido. Outras celebrações acontecerão às 9h, às 17h e às 19h.

Já o Cemitério São Luiz receberá duas missas, às 9h e às 17h, ambas comandadas pela Paróquia São Cristóvão. No Cemitério Cristo Redentor, a missa será às 9h, e no Cemitério Jardim da Saudade, a missa será às 16h. Em ambos os espaços que ficam no Guarujá, as celebrações serão comandadas pela Paróquia São Francisco de Assis.

Ao longo do dia, comerciantes estarão com barraquinhas ao redor dos cemitérios para que os fieis possam adquirir aquela lembrança de última hora, como velas e flores, e também comércio de alimentos e bebidas.

NOVENAS
As celebrações religiosas por conta do Dia de Finados já estão movimentando os fieis deste a última terça-feira (24), em Cascavel. Todos os dias têm acontecido novenas, sempre às 6h30 e às 19h, no Cemitério Central. Até uma estrutura com tenda foi montada para acomodar os cascavelenses.

A programação das novenas seguirá até o dia quarta-feira, dia 1º de novembro.

PROGRAMAÇÃO DE NOVENAS NO CEMITÉRIO CENTRAL
Segunda-feira (30)
19h – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Terça-fera (31)
6h30 – Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio
19h – Paróquia Santo Antônio

Quarta-feira (1º)
6h30 – Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio
19h – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Secom/Cascavel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *