Guarapuava será sede da segunda etapa do Campeonato Paranaense de Poker em abril
Mais de duas mil pessoas são esperadas na cidade para o evento de uma semana que deve movimentar consideravelmente a economia local. As disputas serão realizadas no Centro de Eventos Cidade dos Logos. As inscrições podem ser feitas na hora. Menores de 18 anos não podem participar.
De 8 a 15 de abril, Guarapuava será sede de um dos eventos que mais cresce no País, o Campeonato Paranaense de Poker. Esta é a segunda etapa da disputa de 2024, sendo que a primeira ocorreu de 19 a 26 de fevereiro, em Maringá, no Norte do Estado.
Conforme os organizadores do campeonato, mais de duas mil pessoas devem se instalar em Guarapuava para a semana de disputas que ocorrem no Centro de Eventos Cidade dos Lagos. Cerca de 800 mil reais estão garantidos e serão distribuídos em prêmios para os competidores. Atualmente, a cidade conta com mais de 300 jogadores de Poker ativos. Durante as seis etapas do Campeonato Paranaense, mais de cinco milhões de reais serão pagos aos vencedores, de acordo com a organização que tem o apoio da Federação Paranaense de Poker, na modalidade “Texas Hold’em”.
“A vinda de todas essas pessoas para Guarapuava, com estadia de uma semana, vai movimentar consideravelmente a economia local. Nossos hotéis já estão sendo reservados, assim como restaurantes, bares, lojas e tantos outros segmentos do nosso comércio e prestação de serviços. Todos nós da administração estamos muito felizes com a realização deste evento que é do Paraná, mas que movimenta pessoas de todo o Brasil e de outros países. De antemão, eu dou boas-vindas às pessoas que vêm para o evento e digo para que se sintam em casa, pois nossa cidade está de portas abertas para receber a todos”, grifou o prefeito Celso Góes.
A secretária de Turismo e Eventos de Guarapuava, Katriane Mila, falou da importância do Campeonato Paranaense de Poker para o Município.
“Recber esta etapa do Campeonato Paranaense de Poker mostra a importância de Guarapuava no cenário nacional. Organizadores dos grandes eventos têm buscado nossa cidade por acreditar no potencial turístico e na estrutura que temos a oferecer. Tudo isso fomenta a economia do Município e faz com que Guarapuava seja cada vez mais conhecida. Somos referência no Paraná, no Brasil e em outros países como uma cidade acolhedora. Nossa posição geográfica facilita o acesso. As belezas naturais desta região são perfeitas e, por isso, os visitantes buscam este refúgio. Aproximadamente duas mil pessoas permanecerão aqui pelo período de uma semana, o que reflete diretamente e de forma positiva na economia da cidade, pois vários setores serão movimentados”, destacou Katriane.
Diogo Andrade, organizador do Campeonato Paranaense de Poker em Guarapuava, falou da importância do evento para a cidade. De acordo com ele, houve um aumento significativo no número de jogadores, em comparação com campeonatos anteriores e isto, conforme salienta, demonstra que a atividade está em plena expansão.
“Desde 2008, realizamos etapas do Torneio Paranaense de Poker em Guarapuava. Os clubes federados eram os responsáveis pela organização do evento. Na época, os valores garantidos de premiação eram bem menores. Mas agora em 2024, por meio do CPP (Circuito Paranaense de Poker), nós resolvemos aumentar consideravelmente os valores garantidos nas etapas. Portanto, tendo em vista que esse esporte tem crescido consideravelmente ano a ano em todo o Brasil, seria justo que a premiação também aumentasse”, discorreu Diogo.
O organizador contou ainda, que na primeira etapa realizada em Maringá, a federação garantiu um milhão de reais em prêmios. No entanto, com a maciça adesão de jogadores, os valores distribuídos em forma de prêmios somaram mais de um milhão e 700 mil reais.
“Nossa meta para a etapa aqui de Guarapuava é de 800 mil reais garantidos em prêmio, mas devido à grande procura, acredito que vamos superar esses valores. Nossa cidade está no centro do Paraná e vários jogadores da região já confirmaram presença. Muitos desses jogadores vêm com a família para prestigiar o evento”, adiantou o organizador.
O Centro de Eventos Cidade dos Lagos será preparado de acordo com os critérios da Federação Paranaense de Poker para receber os competidores. Além disso, vários hotéis firmaram parceria e estão reservados para receber os visitantes que ficarão na cidade pelo período de uma semana.
“Enquanto os competidores disputam as partidas, seus familiares podem prestigiar os pontos turísticos de Guarapuava, inclusive, as atrações do Bairro Cidade dos Lagos. Para receber os visitantes, firmamos parceria com vários hotéis. São esperados mais de dois mil jogadores. Isto, com certeza, vai beneficiar muito o setor do turismo do Município. Queremos que o Campeonato Paranaense de Poker seja mais do que um evento, queremos que seja uma experiência completa, trazendo pessoas de todas as partes, não apenas para competir, mas para criar memórias incríveis com suas famílias”, finalizou Diogo.
As inscrições para o torneio podem ser feitas no local. A entrada no evento é gratuita, mas autorizada apenas para pessoas maiores de 18 anos.
O campeonato é dividido em seis etapas. Confira abaixo a lista de cidades que receberam/receberão o evento:
1ª Etapa: Maringá (realizada de 19 a 26 de fevereiro).
2ª Etapa: Guarapuava (de 8 a 15 de abril).
3ª Etapa: Londrina (de 21 a 27 de maio).
4ª Etapa: Salto del Guairá – Paraguai [Casino Sete Saltos] (de 27 de junho a 1 de julho).
5ª Etapa: Cascavel (de 10 a 16 de setembro).
6ª Etapa: Curitiba (de 22 a 28 de outubro).
(Assessoria)