Influenza A avança no país e Fiocruz emite alerta de risco para quase todos os estados
No Dia Nacional da Imunização (09/06), especialista aponta estratégias para frear o vírus e combater a queda na cobertura vacinal

O avanço dos casos de Influenza A no Brasil acendeu o alerta das autoridades sanitárias. Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelam que o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e o rinovírus estão entre os principais causadores da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz mostra que quase todas as unidades da Federação — com exceção de Rondônia — apresentam incidência de SRAG em nível de alerta, risco ou alto risco nas últimas duas semanas. Além disso, 20 delas também registram sinal de crescimento na tendência de longo prazo, considerando as últimas seis semanas.
Dia Nacional da Imunização
No Dia Nacional da Imunização, celebrado em 9 de junho e instituído para conscientizar a população sobre a segurança e a eficácia das vacinas, a discussão ganha ainda mais relevância.
“Diante desse cenário crítico, a vacinação se reafirma como a ferramenta mais eficaz para conter o vírus, proteger a saúde individual e restabelecer a imunidade coletiva”, explica a coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR) e mestre em Promoção da Saúde, Greice Kely Nogueira.
Principais ajustes realizados:
- Substituição de “deste cenário” por “desse cenário” (mais adequado ao contexto).
- Inclusão de travessões para isolar a expressão “com exceção de Rondônia”.
- Ajustes de pontuação e fluidez para adequação ao padrão jornalístico.