PARANÁ HISTÓRICO

O Papa é pop e andou de busão da Viação Garcia em 1980

Fato pitoresco no Paraná mostra mais uma página interessante da história dos transportes no Brasil. No Paraná, o pontífice dispensou o Papa Móvel e quis andar de ônibus.

A história dos transportes no Brasil é formada por vários fatos: o desenvolvimento econômico que os ônibus levavam até os bairros de diversas cidades, cenas de superação de motoristas, empresários e passageiros e até mesmo episódios pitorescos.

Essa história, levantada pelo Blog junto a Viação Garcia, do Paraná é inusitada e marcou, na época, o noticiário do País.

O ano era 1980. No contexto econômico, o Brasil entrava numa profunda fase de inflação, que desvalorizava os ganhos dos trabalhadores. Na política, o Regime Militar ainda estava em vigor, mas a luta pela redemocratização ganhava força. Greves marcaram vários centros urbanos, como o ABC Paulista. Nos esportes, o Brasil não havia conquistado muitas vitórias, pelo menos em Copa. Ainda víamos com inveja a vitória dos hermanos argentinos no mundial de 1978.

Mas 1980 foi marcado também pela primeira visita de um Papa ao País. João Paulo II, com apenas dois anos de pontificado, fez uma grande viagem pelo Brasil. Iniciando por Brasília, em 30 de julho, o líder da Igreja Católica, ficou no País até o dia 11 de junho. Passou por Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Aparecida (SP), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Manaus (AM), Recife (PE), Salvador (BA), Belém do Pará (PA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE).

Nossa história é do Paraná e envolve o sumo pontífice e uma das mais tradicionais empresas do Estado, Viação Garcia.

Segundo relatos de Guilherme Garcia Cid, neto de Celso Garcia Cid, um dos fundadores da empresa, a Viação foi escolhida para transportar a comitiva do Papa no Estado. Milhares de fiéis também fretaram os ônibus da empresa.

Mas o que ninguém imaginava é que João Paulo II quisesse dar uma voltinha de ônibus.

De acordo com a empresa, o Papa Móvel e toda uma equipe de carros de apoio de segurança estavam prontos para levar o religioso do Centro Cívico até o Aeroporto Affonso Pena, em Curitiba. A visita de João Paulo II mobilizou mais de 4,5 milhões de católicos que foram às ruas.

De última hora, no entanto, João Paulo rompeu com todo protocolo e foi em meio aos fiéis paranaenses. Repentinamente, ele viu um Diplomata Scania motor B 111, entrou no veículo e se sentou bem ao lado do motorista. A porta deste modelo ficava atrás da roda dianteira e havia um banco que ficava paralelo ao posto do condutor. Por opção do Papa, a viagem até o aeroporto foi feita no Scania, que já tinha 3 anos de uso.

A escolha do Papa, além de mostrar o carisma e popularidade que tinha João Paulo Segundo, levou os fiéis a verdadeira euforia.

Segundo relatos de Guilherme, funcionários antigos da empresa contam que o ônibus, após o feito de João Paulo II, era disputado por fiéis e curiosos, nas linhas em que operava. “Todos queriam dar uma volta no ônibus do Papa, como era conhecido”. O ônibus, na época, ficou mais popular que muitos artistas e políticos.

Fonte: Brasil Sul Viagens/Viação Garcia

CANTAGALO TV

Assista a estreia do programa Show do Milhinho, uma animação divertida que brinca carinhosamente com o Show do Milhão. Clique e assista ao programa que conquistou a internet.

CANTAGALO TV - Show do Milhinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *