Onça-pintada capturada após ataque está abaixo do peso, dizem especialistas

A onça-pintada macho, capturada na madrugada desta quinta-feira (24) em Mato Grosso do Sul, após suspeita de envolvimento na morte do caseiro Jorge Ávalos, de 60 anos, apresenta sinais de desnutrição. A informação foi confirmada pelo pesquisador Gediendson Araújo, que acompanha o caso junto às autoridades ambientais.
“Dá para ver que o animal está um pouco magro, está bem magro. Então é avaliar isso”, disse Araújo, em vídeo divulgado pelo Governo do Estado. O felino, que pesa atualmente 94 quilos, está aquém do peso considerado ideal para sua espécie, o que pode indicar dificuldades recentes na obtenção de alimento ou problemas de saúde.
A captura foi realizada pela Polícia Militar Ambiental (PMA), com o apoio de especialistas em fauna silvestre, após monitoramento na região do ataque. O animal será encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande, onde passará por exames clínicos e comportamentais.
O ataque a um ser humano, segundo as autoridades, é considerado um comportamento atípico para onças-pintadas. Por isso, o caso será tratado com cautela, visando compreender se o estado debilitado do animal pode ter contribuído para a agressividade observada.
Enquanto isso, a comunidade local segue abalada com a morte de Jorge Ávalos, um trabalhador rural bastante conhecido na região. A perícia ainda investiga as circunstâncias da ocorrência, mas a possibilidade de a onça estar agindo por fome ou desorientação é uma das hipóteses analisadas pelos especialistas.
O CRAS deverá emitir um boletim detalhado nas próximas horas, com os resultados preliminares dos exames.
Portal Cantagalo – Informação com responsabilidade