Paciente humilhado por funcionária de clínica médica será indenizado
Joinville (SC) – Uma clínica médica localizada na região Norte do Estado de Santa Catarina foi condenada pelo 2º Juizado Especial Cível da comarca de Joinville a pagar R$ 5 mil em favor de um paciente que foi ofendido por uma de suas funcionárias. A decisão foi baseada em provas em vídeo anexadas ao processo, que comprovaram a agressão verbal e a confissão da preposta da clínica sobre o ocorrido.
Segundo o autor da ação, ele aguardou por mais de duas horas por atendimento nas dependências da clínica. Após ser chamado para realizar um exame, ele foi maltratado pela funcionária, que proferiu palavras ofensivas, causando-lhe humilhação e constrangimento.
A clínica negou os fatos inicialmente, porém, as evidências em vídeo mostraram claramente a agressão verbal. Além disso, a preposta da clínica confessou ter conversado com a funcionária responsável pela conduta inadequada, reconhecendo em áudio o excesso praticado e prometendo tomar providências.
Apesar de a clínica ter ressarcido o autor dos valores gastos com o exame e ter demonstrado compromisso em contornar a situação, o juiz responsável pelo caso considerou o abalo moral caracterizado. O magistrado ressaltou que o acontecimento foi reprovável e capaz de causar sofrimento ao autor, gerando apreensão e tristeza.
A clínica médica tem o direito de recorrer da decisão. Caso decida fazê-lo, o caso será encaminhado para instâncias superiores para reavaliação.