Pacientes do SUS podem fazer quimioterapia em casa com o uso de dispositivo portátil no CEONC Hospital do Câncer
Cascavel (PR) – O CEONC Hospital do Câncer, localizado na cidade de Cascavel, implementou uma iniciativa inovadora que permite aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) realizar sessões de quimioterapia no conforto de suas casas. A instituição adotou o uso da bomba de infusão elastomérica, um sistema portátil de infusão descartável, silencioso e não elétrico, que possibilita a administração de quimioterápicos endovenosos de forma programada.
A utilização do dispositivo vai além da infusão de quimioterápicos, permitindo também que o paciente administre medicamentos para controle da dor ou antibióticos, conforme avaliação médica. Além disso, o dispositivo é acompanhado por uma bolsa protetora discreta, facilitando o transporte durante o tratamento em casa.
O diretor administrativo do CEONC Hospital do Câncer, Paulo Ferri, explicou que a expansão do uso da quimioterapia domiciliar para pacientes do SUS foi uma decisão tomada pela administração do Grupo CEONC, baseada na experiência positiva obtida com pacientes de convênios e atendimentos particulares.
“Já utilizávamos esse método há quase 10 anos. Em novembro de 2022, iniciamos, gradativamente, o uso de quimioterapia domiciliar pelo SUS, avaliando o perfil de cada paciente e protocolo de quimioterapia”, comenta.
Lucimara Marochi, gerente de Enfermagem do CEONC Hospital do Câncer, ressaltou que o uso do dispositivo reduz a necessidade de hospitalização, ao mesmo tempo em que preserva a autonomia, qualidade de vida, conforto e mobilidade do paciente ao convívio com seus familiares. Os pacientes que se beneficiam desse método não têm custos adicionais, uma vez que o protocolo de quimioterapia inclui o uso do dispositivo.
Após a conclusão da infusão quimioterápica, o paciente retorna ao hospital, onde é atendido por um enfermeiro e, após avaliação quanto ao término da quimioterapia, o dispositivo é retirado e encaminhado para descarte em lixo químico”, explica.