JUSTIÇA

STF inicia julgamento de mais 131 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro

Manifestantes fazem ato contra governo no dia 8 de janeiro 2023 (Foto: Joedson Alves)

Brasília (DF)  – O Supremo Tribunal Federal (STF) deu início hoje (23) ao julgamento de mais 131 indivíduos envolvidos nos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro. Este é o sexto grupo de investigados a ser julgado, totalizando 1.176 dos 1.300 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O julgamento está sendo conduzido no plenário virtual, uma modalidade em que os ministros depositam seus votos no sistema eletrônico do STF e não ocorre deliberação presencial. A votação se estenderá até o dia 29 de maio.

Caso a maioria dos ministros aceite as denúncias apresentadas, os acusados se tornarão réus em uma ação penal. Eles serão responsabilizados pelos crimes de incitação ao crime e associação criminosa. Esse grupo em particular é composto por indivíduos acusados de atuarem como autores e instigadores dos atos ocorridos no referido dia.

O julgamento das primeiras denúncias teve início no mês passado, resultando no recebimento da acusação contra 1.045 investigados até o momento. Com o desenrolar dos processos, o STF tem demonstrado seu compromisso com a aplicação da justiça e o enfrentamento de condutas antidemocráticas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *