PCPR localiza criança desaparecida em menos de 24 horas em São José dos Pinhais
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) localizou uma criança, de 11 anos, que estava desaparecida em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi encontrada nesta terça-feira (5).
Conforme apurado, a mãe da criança relata que acordou e não encontrou a filha, situação em que acionou a PCPR, que imediatamente efetuou diversas diligências na cidade e conseguiu encontrar a criança.
De acordo com a delegada da PCPR Patrícia Paz, a criança teria fugido de casa e foi encontrada próximo do terminal de ônibus do bairro Ipê.
“A princípio, ambas realizaram escuta especializada e seguiram sendo acompanhadas pela rede de proteção. Aproveitamos a oportunidade para reforçar a importância do registro imediato de desaparecimentos, sem aguardar o prazo de 24 horas”, explica.
A delegada ainda ressalta que, mesmo em casos de desaparecimento voluntário, quando se trata de crianças, há riscos iminentes devido à vulnerabilidade própria da idade. As primeiras horas após o desaparecimento são cruciais para a localização segura e prevenção de qualquer situação de risco.
“Contamos com a colaboração de todos para garantir uma resposta rápida e eficaz, visando sempre o bem-estar e a proteção de todos os envolvidos”, completa.
COMUNICAÇÃO
A PCPR recomenda a comunicação imediata de desaparecimento de crianças. O registro do boletim de ocorrência na delegacia mais próxima deve ser o primeiro passo para o início da busca pela vítima.
Informações sobre horário de desaparecimento, local e roupa utilizada pela criança são fundamentais para iniciar a investigação.
Uma das primeiras ações dos policiais civis é divulgar a imagem da criança desaparecida. A divulgação de fotos e informações sobre crianças desaparecidas e as circunstâncias do desaparecimento são importantes no auxílio das investigações.
DENÚNCIAS
A Polícia Civil também solicita o auxílio da população com informações sobre o paradeiro de crianças desaparecidas. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.
Informações PCPR