CANTAGALO

Pelotaço: Copa do Estilingue reúne ‘atletas’ de várias idades em Cantagalo (PR)

Evento faz parte de um projeto social denominado de Secretaria nas Vilas

Cantagalo (PR) – Estilingue, bodoque, atiradeira, funda, seta, setra… Os nomes são os mais variados em diferentes regiões do país, mas em Cantagalo, cidade com pouco mais de dez mil habitantes no Centro-Sul do Paraná, o objeto feito com forquilhas e elásticos virou dispositivo para um esporte diferente: o ‘pelotaço’.

Na tarde deste domingo, dezenas de pessoas se reuniram na Vila Chemin para participar das disputas da ‘Copa do Estilingue’, que reúne homens e mulheres de todas as idades. A brincadeira faz parte de um projeto social batizado de Secretaria nas Vilas, que leva esporte e recreação aos bairros da cidade.

“É uma brincadeira simples. Nós temos o alvo com 15 metros de distância. Levamos as setras e as búlicas [bolinha de gude] e aí são cinco pelotas de cada um”, relata o secretário de Esportes Rudmar Vagliati.

Pelas regras da competição, os quatro melhores se classificam para as finais.

Nas competições deste domingo, houve um empate na categoria masculina. O ‘atleta’ Sebastião Silvério, o Tião do Ônibus da Alegria, acertou os cinco pelotaços. Carlinhos Voidelo não ficou para trás e acertou o alvo as cinco vezes. Com a competição empatada, os dois fizeram um duelo para decidir quem seria o campeão. Tião acertou os cinco pelotaços e Carlinhos errou um. Com isso, Tião foi o campeão da competição.

Na categoria feminina, a grande campeã foi Mariléia. Em segundo, Leonice, e na terceira posição, Neuzete.

A competição de hoje teve o apoio do Revas Hotel, Francimac e Fabian Supermercados, que patrocinaram a premiação aos vencedores. Camiseta de pescador, vale-compra e dinheiro foram os prêmios deste domingo.

O projeto social é intergeracional e envolve crianças, jovens, adultos e idosos em brincadeiras e recreações saudáveis.

A terceira edição do projeto “Secretaria nas Vilas – Esporte e Recreação”, em parceria com o projeto “Saúde + Perto de Casa”, foi um sucesso na Vila Chimim! Além do secretário de Esportes, Rudimar Vagliati, o secretário de Saúde, Isaac Abreu, também particiopou do evento.  O projeto tem o apoio do prefeito João Konjunski.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *