Polícia Militar detém condutor com carga suspeita de madeira nativa em Reserva do Iguaçu (PR)
Reserva do Iguaçu (PR ) – Em patrulhamento pela estrada rural Paineira, a equipe da Polícia Militar deparou-se com uma caminhonete F-4000 de cor branca, com uma lona amarela que cobria uma carga suspeita. Após proceder à abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o condutor do veículo. No entanto, ao verificar a carga enlonada, constatou-se que tratava-se de madeira nativa do tipo imbuia.
Questionado sobre a origem da carga, o condutor relatou que a carregou na comunidade de Alto Paineira, porém, não soube fornecer mais informações precisas a respeito. Ele alegou que a madeira seria entregue na localidade de Barreiro, mas desconhecia o nome do destinatário, pois havia sido contratado apenas para fazer o frete.
Diante da situação, o condutor foi detido e encaminhado até o pelotão da Polícia Militar de Reserva do Iguaçu para a medição da madeira e a realização dos procedimentos legais cabíveis. No total, aproximadamente 76 palanques de madeira cortados foram apreendidos.
A extração e transporte de madeira nativa, como no caso da imbuia, são atividades regulamentadas por leis ambientais e requerem autorização específica dos órgãos competentes. O transporte irregular de carga suspeita de madeira nativa configura um crime ambiental, sujeito a sanções legais.