PARANÁ

Ponte de madeira é construída em tempo recorde para desvio provisório das obras na Rua Tamoios

Os trabalhos de cascalhamento e construção da ponte de madeira, começaram ainda na sexta-feira passada, 25 de agosto, e a previsão era que os trabalhos durariam cerca de dez dias. No entanto, em apenas quatro dias, a obra provisória foi concluída

Guarapuava (PR) – Nesta segunda-feira, 28 de agosto, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Obras, deu início à construção de uma nova ponte, ligando os Bairros Vila Carli e Paz e Bem.

Por causa da obra, a Secretaria de Trânsito e Transportes (SETRAN) precisou bloquear o trânsito temporariamente na Rua Padre Ivo Petry. Com isso, os moradores precisariam ter acesso à região via marginais da BR-277 ou pela Avenida Moacir Julio Silvestri, passando pelo Bairro Jardim das Américas.

Para amenizar a situação, a Secretaria de Obras se propôs a construir um acesso provisório com a construção de uma ponte de madeira na rua Tamoios, ligando a Vila Carli e o Bairro Paz e Bem. Conforme a secretária de Obras, Jacqueline Satiko Tsuji, construir o desvio era tarefa urgente, pois com isso, encurtaria muito o percurso da população que precisa trafegar pelo local.

Os trabalhos de cascalhamento e construção da ponte de madeira, segundo a secretária, começaram ainda na sexta-feira passada, 25 de agosto e a previsão era que as tarefas durariam cerca de dez dias. No entanto, na segunda-feira, 28 de agosto, quatro dias depois de iniciados, os serviços foram concluídos.

“Procuramos concluir os trabalhos o mais rápido possível, porque a população não pode esperar. No desvio, abrimos uma nova rua, construímos um bueiro e a ponte de madeira. Junto à ponte, instalamos também, uma passarela para pedestres, já com sinalização. As equipes trabalharam muito e a obra provisória foi concluída em quatro dias. Agora, a população já pode utilizar este trajeto e encurtar muito o caminho para acessar outras regiões da cidade”, explicou Jacqueline.

Para José Vilmar de Souza, morador do bairro Vila Carli, há cinquenta anos, contou que se surpreendeu com a rapidez da obra e se diz contente com as melhorias que estão sendo realizados no bairro.

“O pessoal trabalhou bastante rápido, começaram agora esses dias e já está pronto. É um acesso secundário para uma melhoria que está sendo feita na outra ponte. Mas já vemos a dedicação do pessoal que está trabalhando aqui. Ficamos muito felizes com as melhorias que estão sendo realizadas no nosso bairro”, ressaltou.

 

A OBRA

A obra deve dobrar a largura das pistas, permitindo a passagem de dois veículos pesados em sentidos opostos da via, ao mesmo tempo, algo que não ocorria até então. A obra contará ainda com passarela para pedestres com mais de dois metros de largura e acessibilidade, sinalização, meio-fio, calçadas, guarda-corpo, paisagismo no entorno, além de estender as melhorias para a Rua Padre Ivo Petry.

“Essa será uma grande obra que beneficiará centenas de moradores que todos os dias passam por ali. O fluxo de veículos aumentou muito nos últimos anos e a estrutura que havia, já não atendia às necessidades da população. Pedimos atenção e compreensão por parte dos moradores que nesse período de construção terão que utilizar os desvios para ter acesso ao Paz e Bem”, sublinhou o prefeito Celso Góes.

“Os estudos para a construção da nova ponte começaram há alguns meses devido à necessidade iminente de melhorar o fluxo no local. A obra irá garantir mais segurança e mobilidade para os moradores, integrando de modo mais eficiente as regiões da Vila Carli e Paz e Bem que crescem a cada dia”, concluiu Jacqueline.

Secom/Guarapuava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *