DESTAQUESBRASIL

Presidente do PT chama prisão de Bolsonaro de “vitória da democracia”

Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Edinho Silva diz que condenação do núcleo golpista representa Justiça contra golpistas e cita plano para atacar Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, classificou como “vitória da democracia” o início do cumprimento das penas impostas aos condenados do chamado núcleo 1 da trama golpista, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro. A manifestação foi feita nesta terça, dia 25, em publicação na rede X.

No texto, Edinho afirma que o grupo condenado pelo Supremo Tribunal Federal conspirou contra o resultado das eleições de 2022 e chegou a planejar atentados contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, que à época presidia o Tribunal Superior Eleitoral. Para ele, tratou-se de uma tentativa criminosa de ruptura do Estado Democrático de Direito.

O dirigente petista também acusou o núcleo golpista de tentar “vender o país” aos Estados Unidos, em troca de apoio do então governo Donald Trump durante o julgamento. Ao comentar a decisão do STF, Edinho resumiu o momento com duas expressões: “Justiça contra golpistas” e “Vitória da democracia”.

Nesta terça, o ministro Alexandre de Moraes determinou o início imediato do cumprimento das penas dos sete condenados do núcleo 1 da trama que tinha como objetivo impedir a posse de Lula em 2022. Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão, em regime inicial fechado.

O ex-presidente cumprirá a sentença na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, onde já estava preso preventivamente desde sábado, dia 22. A decisão marca a passagem do processo da fase de recursos para a etapa de execução das penas impostas pelo Supremo.

Deixe um comentário