JUSTIÇADESTAQUES

Procurador-Geral da República denuncia Bolsonaro e mais 33 pessoas por tentativa de golpe

Foto: Breno Esaki

Brasília (DF) – O procurador-geral da República, Paulo Gonet, denunciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 33 pessoas no inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado. A denúncia foi apresentada nesta terça-feira (18), após três meses de análise detalhada das provas reunidas pela Polícia Federal (PF), que havia indiciado Bolsonaro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo a denúncia, Gonet concluiu que Bolsonaro não apenas tinha conhecimento do plano golpista, mas também liderou as articulações para tentar promover a ruptura institucional. O ex-presidente é acusado de coordenar estratégias para deslegitimar o processo eleitoral e preparar medidas para permanecer no poder de forma ilegal.

Entre os 33 denunciados estão ex-assessores próximos, militares e aliados políticos. O inquérito também aponta a existência de um núcleo organizado com o objetivo de disseminar desinformação, atacar as instituições democráticas e questionar, sem provas, a lisura das eleições presidenciais de 2022.

Com a formalização da denúncia, o Supremo Tribunal Federal (STF) irá avaliar se aceita a acusação e inicia a fase de instrução processual, na qual os envolvidos poderão apresentar suas defesas.

Este é mais um desdobramento do inquérito que investiga a tentativa de subverter a ordem democrática no país, ampliando a pressão jurídica sobre Bolsonaro e seu círculo próximo em meio a diversas investigações em andamento no Supremo Tribunal Federal e em outras instâncias da Justiça.

 

CANTAGALO TV

Assista a estreia do programa Show do Milhinho, uma animação divertida que brinca carinhosamente com o Show do Milhão. Clique e assista ao programa que conquistou a internet.

CANTAGALO TV - Show do Milhinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *