PARANÁ

Secretaria de Educação de Guarapuava promove 1ª edição do EducaEI

O encontro de Educação Especial e Inclusão teve como objetivo reconhecer práticas pedagógicas exitosas e promover a discussão e troca de experiências entre as professoras da rede municipal de ensino

Guarapuava (PR) – Com o objetivo de dar visibilidade para as práticas desenvolvidas, além de integrar a comunidade escolar e valorizar o trabalho realizado pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE), na manhã desta quinta-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava (SME), realizou a 1ª edição do EducaEI; o encontro de Educação Especial e Inclusão.

O projeto visa potencializar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores nas salas de recursos multifuncionais e classes especiais em Guarapuava.

“A educação realizada aqui em nossa cidade é modelo para outros municípios e isso é graças aos investimentos que fazemos em tecnologia e inovação neste setor. E na educação especial não pode ser diferente. Estamos criando um ambiente acolhedor e inclusivo, fazendo com que os alunos de nossa rede se sintam valorizados e tenham igualdades de oportunidades”, falou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

“O EducaEI foi projetado para enriquecer ainda mais as práticas de ensino e criar um espaço para troca de conhecimentos e experiências. Porque ao aprimorar as metodologias de nossos educadores, estamos construindo um sistema educacional mais forte, capaz de oferecer inclusão e atender às diversas necessidades de nossos alunos”, sublinhou o secretário Municipal de Educação, Pablo de Almeida.

O 1° EducaEI visa promover a compreensão, conscientização, aprimoramento e a melhoria da educação especial e inclusiva, ao colaborar na busca por soluções eficazes para garantir um fazer educacional de qualidade. A professora mestre em Educação Especial, Bárbara Martins de Lima Delpretto, foi a primeira palestrante do dia. Com o tema “Gestão escolar na perspectiva da Educação Inclusiva: desafios e ações”, a palestra versou sobre aspectos inclusivos e históricos de políticas públicas implantadas para este fim.

“A educação inclusiva ainda gera muitas dúvidas no meio educacional. Porém, convivemos diariamente com pessoas que possuem necessidades especiais. Nesse sentido, compreender os conceitos de integração e de inclusão no ambiente escolar e os limites e o papel do gestor na educação inclusiva, é imprescindível. A clareza e o discernimento de tais concepções se fazem necessárias para que se possam desenvolver práticas inclusivas, envolvendo todas as pessoas, independentemente das suas especificidades, explicou.

“A iniciativa foi pensada para sensibilizar as pessoas a respeito da inclusão, a importância do acolhimento no processo escolar das crianças especiais e trazer conhecimento. O EducaEI se trata de uma amostra pedagógica para socializar, para partilha de trabalhos e atividades bem-desenvolvidas nas unidades de ensino. Haverá muita troca de experiências, além de enriquecer a prática pedagógica de todos os presentes”, argumentou a diretora do Departamento de Educação Básica, Ana Paula Werzel da Rocha.

Daniela Hurmanski é professora da Escola Municipal Capitão Wagner e atende na sala de escuta especializada, segundo ela, o evento possibilita melhorias no trabalho desenvolvido em sala de aula. “A importância deste evento está em conhecer os trabalhos desenvolvidos no município, ter contato com esses profissionais que têm uma vasta experiência nesta área. Isso só tem a acrescentar cada vez mais em nosso desempenho em sala de aula”, finalizou.

O evento, que foi realizado no Espaço Fiori, contou com uma vasta programação. Profissionais de diversas áreas da educação e convidados, participaram do evento.

Secom/Gurapuava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *