PARANÁ

“Sinfonia: uma Homenagem à Vida” embala Cascavel com clássicos da música brasileira


Está chegando o dia. O Teatro Municipal
SefrinFilho em Cascavel (PR) recebe na noite de 3 de maio, sexta-feira, um espetáculo para celebrar a vida: Sinfonia: uma Homenagem à Vida. Sob a batuta do chanceler maestro Ricardo Diniz, o concerto contará com a participação do maestro espanhol José Enrique Martinez Esteve como corregente, da Orquestra de Cascavel e de alguns integrantes da Orquestra formada por alunos do Conservatório Instituto Artes Sol Maior, de Pernambuco.

O evento faz parte do roteiro em uma série de concertos realizados pelo Brasil, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e pelo Ministério da Cultura, com o Conservatório Instituto Artes Sol Maior como proponente.

Ricardo Diniz é membro da Academia de Música do Brasil do Rio de Janeiro, comendador pela Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes (PE) membro da Academia Internacional de Artes Cultura, chanceler internacional pela Sociedade Brasileira de Artes Cultura e Ensino (Sbace) de São Paulo, recebeu o prêmio Minerva de Inteligência e é maestro correspondente na TUTTI Mart da Espanha.

Sua equipe musical vinda de Pernambuco é composta por talentosos músicos preparados pelo conservatório em um concerto que promete transportar o público por um panorama da música brasileira, revisitando grandes clássicos desde os tempos do imperador Dom Pedro I, autor do Hino da Independência do Brasil, até os contemporâneos que prometem tocar o coração dos espectadores, como Vila Lobos.

Mais de 90 mil vidas transformada pela música

Com 27 anos de trajetória e um currículo que ostenta 18 prêmios e títulos nacionais e internacionais, o Conservatório Instituto Artes Sol Maior é uma instituição de destaque, sob a liderança de Ricardo Diniz, que moldou e continua a moldar a vida e a formação musical de quase 90 mil pessoas. “O Conservatório do Instituto Artes Sol Maior está em uma turnê de concertos pelo Brasil e Cascavel foi uma das cidades escolhidas”, revelou Diniz.

Além de proporcionar uma experiência cultural única, o evento em Cascavel também terá um propósito beneficente. Embora o acesso ao concerto seja gratuito, os ingressos devem ser retirados antecipadamente na Rua Canela, 37, esquina com Jucelino Kubitschek, no Bairro Coqueiral em Cascavel, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 19h. No dia do evento, os ingressos estarão disponíveis para retirada no Teatro Municipal, caso ainda haja lugares disponíveis, pois há limite de cadeiras no Sefrin Filho.

Como parte de seu compromisso social, o Conservatório Instituto Artes Sol Maior pede que os espectadores levem alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza, que serão destinados a entidades assistenciais da cidade de Cascavel. “Assim como em todas as nossas iniciativas, este concerto tem um caráter beneficente, por isso pedimos os alimentos e produtos de higiene”, enfatizou Diniz.

Acessibilidade

Para assegurar inclusão, o Sinfonia: uma Homenagem à Vida contará com uma série de ações voltadas à acessibilidade. Haverá interpretação pela linguagem de sinais às pessoas com deficiência auditiva, audiodescrição para pessoas com deficiência visual, rampas de acesso ao teatro, cadeiras e acessibilidade nos banheiros.

A importância do Instituto Cultural Vale e da Lei de Incentivo à Cultura

O chanceler Ricardo Diniz ressalta a importância do apoio do Instituto Cultural Vale para a realização de espetáculos como esse, permitindo o acesso gratuito à cultura e influenciando positivamente na formação dos indivíduos. “O acesso gratuito só é possível graças ao patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Nosso objetivo é transformar vidas por meio da arte, cultura, cidadania, educação, e parcerias como essa tornam isso possível”, destacou.

O Conservatório Instituto Artes Sol Maiorconcentra suas ações principalmente em crianças, jovens e adolescentes em regiões periféricas e em situação de vulnerabilidade social, oferecendo acesso as oportunidades transformadoras.

“Na visita a Cascavel, queremos proporcionar ao público de todas as idades uma experiência musical memorável, na esperança de que todos desfrutem e retornem para futuros espetáculos de música de qualidade e, neste caso, acessível“, acrescentou Diniz.

Para mais informações sobre o Instituto, visite o site da instituição: https://esperancaemsolmaior.ong.br/

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *